Home / Barueri / Cursos de Gestão Ambiental já estão com inscrições abertas

Cursos de Gestão Ambiental já estão com inscrições abertas

inscricoes gestao ambiental renato vereda (3)_636219855367610000.Estão abertas até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para os cursos de Gestão Ambiental promovidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Barueri.

Cada um dos sete cursos,  abertos a população em geral e aos professores da rede, contam com 40 vagas e são totalmente gratuitos. Serão realizados a partir do mês de março nas dependências da Fatec Barueri e na Sala Verde do Parque Ecológico Tietê.

Os cursos são ministrados por professores especializados em cada área,  dão direito à certificação e estão divididos nos seguintes temas: Introdução à Gestão Ambiental (Parque Ecológico), Riquezas de Barueri: Mata Atlântica (Fatec), Desenho como instrumento ambiental no ambiente urbano (Parque Ecológico), Introdução à Gestão Ambiental Urbana (Fatec), A Ecologia e os Desafios Ambientais (Fatec), A Ecologia e os Desafios Ambientais (Fatec), Educação Ambiental e Sustentabilidade (Fatec) e Sustentabilidade na Prática (Parque Ecológico)

Abaixo seguem descrições de cada um dos cursos:

1. Introdução à Gestão Ambiental Urbana

Local: SALA VERDE do Parque Ecológico

Público alvo: População em geral

O objetivo deste curso é apresentar à população noções básicas de gestão pública do meio ambiente urbano. As aulas são ministradas por técnicos com formação na área e experiência de atuação na Secretaria de Meio Ambiente de Barueri. Os principais temas tratados envolvem biodiversidade, licenciamento, legislação, educação ambiental, recursos hídricos e resíduos sólidos.

2. Riquezas de Barueri: Mata Atlântica

Local: FATEC Barueri

Público alvo: Professores e educadores prioritariamente, mas aberto a demais interessados. O objetivo é iniciar um trabalho de sensibilização sobre a Mata Atlântica com os professores PEB I e PEB II, para que esses agentes possam compartilhar seus conhecimentos e experiências com os alunos da rede municipal, colaborando dessa forma com a preservação dos fragmentos remanescentes de Mata Atlântica em Barueri. O curso terá aulas expositivas, dinâmicas de grupo, atividades práticas, visita ao Parque Municipal de Barueri, criação de planos de aula e sessões de leitura do livro infanto-juvenil Nina na Mata Atlântica.

3. Desenho como instrumento de ed. ambiental no ambiente urbano

Local: SALA VERDE do Parque Ecológico

Público alvo: Professores e educadores prioritariamente, mas aberto a demais interessados. O uso do desenho no ensino formal está vinculado à expressão artística, mas deve ser bem mais explorado como ferramenta de comunicação de ideias, como é feito com o texto escrito, por exemplo. Com essa visão, disciplinas como Geografia, Ciências, História, Biologia, Matemática, etc. ganham uma importante ferramenta de estudo. O foco do curso é o ambiente urbano: trazer as questões próprias a este meio, as questões referentes a uma consciência ambiental no mapeamento das áreas verdes próximas ao local em que será realizado o curso e das experiências cotidianas de cada professor e cada participante que passará a pensar como é o entorno da sua escola, casa ou trabalho.

4. Introdução à Gestão Ambiental Urbana

Local: FATEC Barueri

Público alvo: População em geral

O objetivo deste curso é apresentar à população noções básicas de gestão pública do meio ambiente urbano. As aulas são ministradas por técnicos com formação na área e experiência de atuação na Secretaria de Meio Ambiente de Barueri. Os principais temas tratados envolvem biodiversidade, licenciamento, legislação, educação ambiental, recursos hídricos, e resíduos sólidos.

5. A Ecologia e os Desafios Ambientais

Local: FATEC Barueri

Público alvo: Professores e educadores prioritariamente, mas aberto a demais interessados. Esse curso pretende apresentar a Ecologia como uma ciência e esclarecer conceitos e processos relacionados às questões ambientais e que são pouco compreendidos pelo público leigo e por professores polivalentes. Espera-se que os esclarecimentos sobre a natureza dos problemas ambientais e o entendimento amplo sobre a ciência Ecologia lhes forneçam um arcabouço teórico consistente para enriquecer suas aulas e atividades cotidianas.

6. Educação Ambiental e Sustentabilidade: transformando a escola, o território e as pessoas

Local: FATEC Barueri

Público alvo: Professores e educadores prioritariamente, mas aberto a demais interessados

Um dos primeiros passos para o trabalho efetivo com o tema da sustentabilidade no Ensino Formal é profissionais da educação que compartilhem do conhecimento, das visões e dos valores da sustentabilidade. O objetivo principal deste curso é, além de informar, apresentar ferramentas práticas e metodologias de criação e avaliação de projetos para profissionais da educação formal e não-formal, auxiliando no desenvolvimento de atividades curriculares e extracurriculares que sejam criativas, interdisciplinares e transformadoras das pessoas e do espaço.

7. Sustentabilidade na Prática: múltiplas facetas de pensamento e ação

Local: SALA VERDE do Parque Ecológico

Público alvo: População em geral

O distanciamento da natureza, a indiferença, a falta de informação e as pressões pela elevação do consumo são apenas alguns dos fatores que têm gerado e agravado diferentes classes de problemas socioambientais. O objetivo principal deste curso é, além de informar, apresentar atividades práticas que possam ser incorporadas e realizadas no nosso cotidiano, e que sejam transformadoras das pessoas e do espaço.

Mais informações: [email protected] / 4199-1500.

Sobre rodrigo

Leia também

Dupla de Alphaville, Bianchini/Finato, sobe ao pódio entre os três mais rápidos do Rota Sul

Com a participação no Rally Rota Sul, Fontoura e Minae Miyauti fecham a temporada com …