Home / Barueri / Barueri é 1º lugar em economia no ranking de Smart Cities

Barueri é 1º lugar em economia no ranking de Smart Cities

autoridads no palco no Smart Cities
Foto: Fernando Foca / Secom
Mais uma vez Barueri aparece em posição de destaque no Ranking Connected Smart Cities, divulgado anualmente pela Urban Systems em parceria com a Sator. A cidade ficou em 1º lugar no setor Economia. Foram cerca de 700 cidades com mais de 50 mil habitantes que participaram do evento este ano.

A premiação ocorreu na terça-feira (dia 4), quando o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo – representou a Prefeitura de Barueri ao receber a honraria. Estavam presentes membros da equipe da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), responsável por desenvolver as soluções tecnológicas que têm colocado o município em posição de destaque no cenário nacional.

Para o coordenador da CIT, Jonatas Randal, isso é resultado do comprometimento de todo o funcionalismo. “Começam a chegar os resultados de um trabalho duro e focado e quero compartilhar este momento de alegria e aproveitar para externar minha gratidão a todos os funcionários da Prefeitura que de forma direta ou indireta nos ajudaram a alcançar bons resultados, em especial aos da CIT, que trabalham diariamente para tornar nossa cidade mais funcional, justa e eficiente para o cidadão usando ferramentas de inclusão social e melhorando a vida das pessoas”, expressou.

Barueri também figura entre as 20 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, sendo classificada em 19ª posição no ranking geral. Trata-se do principal estudo voltado a mapear as cidades mais inteligentes do País, baseado em 70 indicadores tendo 11 como principais: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

“Barueri se mantém na primeira posição no recorte de Economia do Ranking Connected Smart Cities. A cidade é polo de emprego na Região Metropolitana de São Paulo, a mais rica do país, com a relação de 1,5 empregos por habitante em idade economicamente ativa. Barueri também tem 94,8% dos empregos em setores produtivos, ou seja, fora da administração pública, sendo 55% de suas receitas não oriundas de repasses. Neste último período pós crise econômica, a cidade de Barueri já registra alta de 1% no número de empregos ante um Brasil com capitais ainda registrando queda no número de empregos”, registra o relatório detalhado divulgado pela organização do evento.

Cidade premiada

Essa não foi a única premiação recebida por Barueri nos últimos dias. O município foi condecorado como “Destaque Nacional” por seu projeto de Cidade Inteligente na 17ª edição do Prêmio Learning & Performance Brasil, organizado pelo Institute for Learning & Performance e pela empresa MicroPower. A premiação é uma das mais relevantes da América Latina na avaliação de práticas tecnológicas em aprendizado, performance e transformação digital dos negócios. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Hotel Renaissance em São Paulo, na noite de segunda-feira (27 de agosto).

Além disso, houve a participação do município em outro evento de nível internacional, o IoT Latin America – A Internet das Coisas, que ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, solidificou ainda mais o engajamento da cidade em tudo que é relacionado a tecnologia.

Na ocasião, profissionais da CIT, representando Barueri – um dos poucos órgãos públicos participantes -, marcaram presença no painel de Smart Cities, apresentando as câmeras ao vivo que cobrem a cidade e podem ser, inclusive, acessadas pelos cidadãos. O painel também abrangeu um pouco sobre fibra ótica, que tem expandido os recursos tecnológicos do município em diversos setores.

Aliz Lambiazzi

Sobre rodrigo

Leia também

uma estudante concentrada na prova do vestibular da fatec para o primeiro semestre de 2019

Fatecs divulgam gabarito do Vestibular do primeiro semestre de 2019

O gabarito da prova do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de …