Home / Barueri / Barueri traz ao Brasil prêmio internacional de Cidade Inteligente

Barueri traz ao Brasil prêmio internacional de Cidade Inteligente

o prêmio SCHASA que barueri recebeu
Foto: Divulgação
Mais uma vez Barueri faz jus ao título de Cidade Inteligente, e agora em nível global. O município foi o único representante brasileiro dentre os 36 reconhecidos pelo prêmio internacional “Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis (SCHASA, sigla em inglês), entregue durante o Fórum Mundial Sobre Assentamentos Humanos 2018 (Global Forum on Human Settlements, GFHS – em inglês), que ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 2018 no Centro de Conferências das Nações Unidas, em Bangkok (Tailândia). O evento celebrou o Dia Mundial das Cidades.

Trata-se do primeiro prêmio internacional concedido a Barueri, que estava entre os mais de 400 participantes – dentre eles prefeitos, especialistas e líderes empresariais – vindos de mais de 40 países. Sob o título “Promovendo as Inovações Urbanas Para Cumprir o ODS 11 e a Nova Agenda Urbana” (em inglês: Advancing Urban Innovations to Achieve SDG 11 and New Urban Agenda – NUA), o evento reuniu pessoas e organizações que reforçaram seu compromisso com a criação de cidades cada vez mais sustentáveis por meio de parcerias colaborativas e baseadas na igualdade.

“Por seu compromisso com uma cidade inclusiva”

O documento que formaliza a premiação menciona que “a cidade de Barueri se destacou do restante por seu compromisso com uma cidade inclusiva, segura, vibrante e inteligente”. A comissão julgadora destaca alguns aspectos, como a adoção de soluções inteligentes inovadoras para melhorar a eficiência e a transparência das operações do governo e a qualidade de vida de sua população, enquanto obtém benefícios econômicos, sociais e ambientais; e os grandes esforços realizados por uma equipe forte que superou uma série de desafios para implementar um plano de melhoria contínua para o futuro.

Sendo assim, a organização do SCHASA afirma que “o projeto está estritamente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e passou pelo julgamento final e merece, portanto, ser premiado”.

A inscrição do município foi realizada pela equipe do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), responsável também pela aplicação de todas as soluções tecnológicas que têm dado a Barueri, cada vez mais, o título de Cidade Inteligente. Para tanto, foram apontadas iniciativas desempenhadas pela Prefeitura.

É o caso da implantação do coletor de lixo eletrônico no Parque Dom José, em parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SICT), sem qualquer custo aos cofres públicos; o APP Barueri, como um canal de comunicação da Prefeitura com seus moradores e a desburocratização de diversos serviços; câmeras de monitoramento ao vivo com acesso livre por parte do cidadão; implantação do sistema OCR, de detecção de placas veiculares; semáforos inteligentes; central de monitoramento da Guarda Civil Municipal; Wi-Fi grátis em 29 pontos da cidade; APP Alô Barueri, que liga o cidadão diretamente à Ouvidoria Municipal, e demais soluções inteligentes para facilitar às pessoas o envio de elogios, reclamações, sugestões e pedidos à Prefeitura; e a informatização do Cadastro Único e Extrato do Cidadão.

Organizado pelo GFHS, o Fórum contou com o apoio da Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pácífico das Nações Unidas, com a Global One Belt One Road Association, com a Federação para a Paz Universal, dentre outras organizações. O evento ressaltou a importância das cidades na promoção da inovação e da evolução verde do planeta.

Aliz Lambiazzi

Sobre rodrigo

Leia também

uma estudante concentrada na prova do vestibular da fatec para o primeiro semestre de 2019

Fatecs divulgam gabarito do Vestibular do primeiro semestre de 2019

O gabarito da prova do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de …