Home / Barueri / Sobrevivente do nazismo faz palestra a alunos da Emeief Dorival Faria

Sobrevivente do nazismo faz palestra a alunos da Emeief Dorival Faria

Nanette Blitz Konig no palco da Emeief Dorival FariaApós lerem e fazerem diversos trabalhos sobre o livro “Diário de Anne Frank”, cerca de 450 jovens do 6º ao 9º ano da Emeief Dorival Faria, com os olhos atentos e curiosos, prestaram atenção na palestra da escritora holandesa Nanette Blitz Konig, uma sobrevivente do Holocausto e uma das últimas amigas vivas de Anne Frank, que faleceu aos 15 anos, em 1945, na Alemanha.

A palestra intitulada “Sobrevivi ao Holocausto”, mesmo título de seu best-seller lançado em 2015, aconteceu no pátio da escola e despertou o interesse dos alunos, professores e funcionários da escola que ouviram atentamente os relatos sobre os horrores do nazismo e também chamou a atenção sobre a importância de as pessoas lutarem por liberdade e democracia. “Um povo que esquece a sua história está destinado a repeti-la”, aconselhou.

A escritora Nanette tem hoje 89 anos e mora em São Paulo desde os anos 50. Ela levou 70 anos para transformar em livro o horror que viu e viveu com sua família de origem judaica na década de 1940. A família foi presa em 1943 e ninguém com exceção dela sobreviveu. Quando ela foi salva pelo exército aliado tinha 16 anos e apenas 31 quilos. A palestrante foi colega de classe de Anne Franke e uma das últimas pessoas a conversar com ela no campo de concentração nazista de Bergen-Belsen.

Nanette Blitz Konig discursando para dezenas de alunos da Emeief Dorival FariaSegundo o diretor Jorge Ocaña, os estudantes, após lerem o livro, também realizaram pesquisas e seminários sobre o nazismo. “A palestra de hoje veio confirmar todo o interesse deles sobre o tema. Estão muito interessados.”

A supervisora Vânia Santos também ficou impressionada com o interesse dos alunos pelos relatos da obra. “Estimular a leitura é sempre a melhor forma de fazer com que os estudantes aprendam. A iniciativa da escola foi excelente”, completou.

Texto e fotos: Suseli Honório

Sobre rodrigo

Leia também

fachada da estação Osasco da CPTM

4ª edição do projeto “Arte na Rua” chega amanhã à estação Osasco da CPTM

Ação é uma iniciativa da Globo e trará diversas atrações culturais Pelo quarto ano consecutivo, …