Home / Barueri / Saúde celebra a Semana da Enfermagem com ação “cuidando de quem cuida”

Saúde celebra a Semana da Enfermagem com ação “cuidando de quem cuida”

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção Básica (Cabs) e o Centro de Especialidades, promoveu no dia 19 de maio, na Arena Barueri, um momento especial para os servidores em celebração à Semana da Enfermagem. Em 12 de maio celebra-se o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Já em 20 de maio comemora-se o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem.

Cuidando de quem cuida

O evento homenageou os profissionais que carregam o dom de cuidar do próximo. Em um vídeo, enfermeiros de todas as categorias puderam viver um momento de descontração e união.

“Na Atenção Básica nós temos quase 500 profissionais, e por que não parar um pouco e cuidar de quem cuida da população? O nosso objetivo também é resgatar a nossa missão, rever os amigos, confraternizar e cruzar os saberes”, disse a coordenadora da Cabs, Fernanda Lucas Medeiros.

O coordenador do Centro de Especialidades, Felipe Ribeiro, falou sobre a importância do papel desses profissionais. “O profissional é fundamental na formação de políticas públicas, o trabalho vai além, figura indispensável na saúde preventiva. Parabenizo os enfermeiros pelo trabalho edificante e indispensável, disse Felipe.

Momento de autocuidado

A ação foi marcada com dicas de autocuidado por meio de técnicas de automassagem, nas quais a fisioterapeuta Paula Barreiros explicou os benefícios da prática para os profissionais de enfermagem que passam por momentos de grande estresse no cotidiano.

Zumba

A professora de Educação física, Monika Maveginielle, animou as equipes de enfermagem com uma aula de zumba que misturou vários estilos musicais. Ninguém ficou parado e levou a um momento de grande descontração.

Dança sênior

Como uma opção de promover bem-estar e uma estratégica contra a inatividade para pessoas idosas, com deficiência ou acamadas, a dança sênior foi ensinada pelo psicólogo Reinildo de Souza. Ele mostrou os benefícios dessa atividade que, por meio de movimentos simples, promove socialização, o bem-estar e a qualidade de vida.

Amor pelo cuidado

A técnica de enfermagem Fabiana Neves Correia Ferreira está há 12 anos na área e declara o seu amor pela profissão. “É uma paixão a enfermagem e é uma das profissões mais lindas. É importante ter esses momentos, porque o cotidiano é puxado, lidamos com situações difíceis, e ter um evento voltado para a gente é muito bom. Bater papo e aprender coisas novas é enriquecedor”, disse a técnica de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Júlio Lizart.

Sobre Redação

Leia também

Secretaria de Esportes de Barueri trabalha em prol da inclusão e do acolhimento

Com o aumento significativo do número de alunos com deficiência, autismo ou algum outro tipo …