Home / Barueri / Saúde de Barueri participa da campanha “Fique Sabendo”, de combate à Aids

Saúde de Barueri participa da campanha “Fique Sabendo”, de combate à Aids

Quem passar pela Feira Noturna de Barueri nesta terça-feira (dia 28) terá a oportunidade de receber orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e até realizar testes rápidos de HIV e sífilis. Os serviços serão prestados pela Secretaria de Saúde do município através da equipe do Programa IST/Aids/HV, das 17 às 21h30, em frente ao Ginásio José Corrêa. Os testes são gratuitos, sigilosos e não requerem jejum.

A ação, denominada “Extramuros”, pertence à Campanha “Fique Sabendo”, que incentiva os cidadãos a fazerem o teste para detectarem ISTs. Embora decidir pelos testes não seja uma decisão fácil, quem for diagnosticado com alguma dessas doenças pode iniciar o tratamento o quanto antes e evitar a transmissão. A sífilis tem cura; a Aids, embora ainda não tenha cura, já dispõe de medicamentos oferecidos pela própria Prefeitura que permitem viver bem por muito tempo, principalmente quando detectada cedo.

O mundo na luta contra a Aids

A campanha “Fique Sabendo” está ligada ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987. No Brasil, as campanhas são realizadas pelo Ministério da Saúde desde 1988.

Além da ação na feira noturna, 15 das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri estarão aptas a realizar os testes rápidos de HIV e sífilis durante seus horários de funcionamento padrão.  Esses e mais os testes rápidos das hepatites B e C também poderão ser feitos gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de segunda a sexta das 7h às 16h em qualquer época do ano, basta apresentar documento oficial.

Os resultados dos testes rápidos de HIV e sífilis saem em 15 minutos; já os das hepatites saem em 30 minutos. Se feitos exames convencionais, estes demoram até três dias úteis para chegar. A rede de saúde também distribui, gratuitamente, preservativos femininos e masculinos, é só chegar e pegar.

É preciso saber

Quanto mais cedo for detectado o vírus da Aids, maiores as chances de sucesso no tratamento. Muitas pessoas têm a doença e não sabem e, com isso, além de não se tratarem, podem transmitir o vírus involuntariamente. Mulheres grávidas portadoras do HIV, se fizerem o tratamento, têm 98% de chances de gerar filhos sem HIV. Qualquer que seja o caso, o tratamento e os remédios são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.

Tanto a Aids quanto a sífilis são doenças silenciosas e altamente transmissíveis, principalmente através do sexo. O uso de preservativos, tanto masculinos quanto femininos, ainda é a melhor maneira de se prevenir.

Deu positivo. E agora?

Calma! O sistema de saúde de Barueri está totalmente preparado para cuidar bem de você. Se o teste detectar sífilis, o tratamento será na UBS mais próxima de sua casa. Os casos de HIV são encaminhados para tratamento no Serviço de Atenção Especializada (SAE), onde recebem todo o medicamento necessário, independentemente do município de origem da pessoa. Lá, também é prestado um acompanhamento multidisciplinar: com psicólogo, enfermeiro, assistente social, dentista, farmacêutico, nutricionista, infectologista e ginecologista.

Você precisa fazer o teste se:
– é uma pessoa sexualmente ativa e nunca fez;
– fez sexo (oral, anal ou vaginal) e não usou camisinha;
– tem ou teve tuberculose e hepatites;
– teve ou acha que teve uma doença sexualmente transmissível (DST);
– compartilhou seringas ou agulhas;
– se está grávida

Aliz Lambiazzi – 24/11/2017

Crédito das fotos: Lourivaldo Fio / Secom

Sobre rodrigo

Leia também

Saiba o que abre e fecha no aniversário de Barueri e na Sexta-Feira da Paixão

Neste mês de março, de acordo com o decreto nº 9.890/2023, Barueri terá dois dias …