Home / Trânsito e transportes / Detran.SP explica como obter a certidão de propriedade do veículo pela internet

Detran.SP explica como obter a certidão de propriedade do veículo pela internet

O atestado confirma a existência ou não de veículo em nome do cidadão; documento serve para obter bolsas ou benefícios, entre outras utilidades

captura de tela do site do Detran com indicativo de onde obter a certidãoPrecisa da certidão de propriedade do veículo? A boa notícia é que não precisa sair de casa ou gastar dinheiro. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece o documento de forma online e sem custo em seu portal www.detran.sp.gov.br. Só em 2018, o serviço online foi requisitado 75.735 vezes.

Na página, há duas opções. Uma é a certidão negativa de propriedade, que atesta a inexistência de veículo em nome do cidadão – documento que pode ser utilizado na hora de obter benefícios ou bolsas de estudos junto a diferentes instituições.

A segunda é a certidão positiva de propriedade, necessária para quem viaja para outro país por um longo período e tem de comprovar que tem bens em seu nome, como garantia de regresso, ou precisa atestar que tem veículo próprio para uma vaga de emprego, por exemplo.

“É fácil emitir e validar a certidão com alguns cliques no portal do Detran. Quem recebe o documento pode atestar sua veracidade por meio do código verificador que vem no próprio documento, tudo isso de forma gratuita e online”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Como solicitar – Para pedir as certidões basta clicar em “Serviço Online” na página do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e depois na coluna “Veículos”. Feito isso, escolha a opção “Seu Veículo – pesquisas e certidões” para obter a certidão positiva ou negativa de propriedade de veículo. É preciso ter cadastro, a partir do número do CPF, e senha para fazer a solicitação.

A veracidade das informações pode ser atestada na mesma página do Detran.SP, selecionando “Certidão de propriedade de veículos – confirme a autenticidade”. Atualmente, o portal oferece 37 serviços online.

Sobre rodrigo

Leia também

alunos prestes a prestar vestibulinho da etec

Exame do Vestibulinho das Etecs será neste domingo

A prova do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de …