Home / Educação / 3,7 milhões de alunos voltam às salas de aula da rede estadual na próxima segunda (31)

3,7 milhões de alunos voltam às salas de aula da rede estadual na próxima segunda (31)

Secretaria da Educação dá dicas a pais e estudantes para retornarem a rotina de estudos e atividades do semestre

As aulas da rede estadual recomeçam na próxima segunda-feira (31) para 3,7 milhões de estudantes. O calendário é o mesmo para as 5 mil unidades de ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Médio e Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar o retorno à rotina de estudos e atividades de alunos e família, a equipe da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação preparou uma série de dicas e orientações.

A primeira delas é estar atento ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias, a sugestão é ‘treinar’ já no fim de semana para que o corpo se acostume com a mudança. Programe o despertador e tente acordar mais cedo no sábado e domingo. Organizar os materiais, roupas, cadernos e estojo com antecedência também evita correria na segunda.

Por falar em organização, outra ideia é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita e também aproxima a família do cotidiano escolar dos filhos. “A participação da família é fundamental para a aprendizagem de crianças e jovens. Por isso, é preciso ficar atento às reuniões organizadas pelas escolas”, diz o professor Herbert Gomes da Silva, diretor do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio da CGEB.

Confira outras dicas da CGEB para o segundo semestre:

  • O boletim escolar dos primeiros dois bimestres do ano está disponível no portal da Educação (educacao.sp.gov.br). A ferramenta permite acompanhar a evolução educacional dos alunos, por disciplina, mais de perto.
  • Além das reuniões de pais e mestres,  a família também pode participar da vida escolar nas ações do projeto Gestão Democrática. Já o programa Escola da Família, presente em 2,2 mil unidades, é espaço de lazer, cultura e capacitação para comunidade e moradores dos bairros do entorno.
  • Alunos que prestarão vestibular para 2018 podem reforçar o que aprendem na escola com o Cursinho Pré-Vestibular Online da Secretaria. O acesso é gratuito e basta que o estudante tenha em mãos o Registro do Aluno (RA). Ex-alunos também podem utilizar a ferramenta.
  • As aulas dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) também voltam no dia 31 de julho. Confira os horários e turmas na própria escola.
  • Quem estiver fora de rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular em qualquer unidade de ensino mais próxima da nova residência. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sobre rodrigo

Leia também

Ainda dá tempo de se inscrever no reforço escolar em uma das escolas municipais de Barueri

O reforço escolar oferecido pela Secretaria de Educação já começou. O período das férias também …