Home / Saúde / Campanha de vacinação contra HPV começa nesta terça-feira, dia 10
Jovens entre 9 e 11 anos, devem tomar a segunda dose.

Campanha de vacinação contra HPV começa nesta terça-feira, dia 10

Letícia Fortino

06/03/2015

Crédito da foto: PMB Divulgação

 

Campanha Vacinação HPV - Alphatimes

A Secretaria de Saúde de Barueri lança nesta terça-feira, 10, a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) entre jovens de 9 a 11 anos de idade. A ação será oferecida em todas as unidades básicas de saúde do município, a partir das 10 horas.

Também deverão ser vacinadas meninas de até no máximo 13 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não tenham recebido a primeira dose.

A imunização é ministrada em três doses, sendo que a segunda aplicação deverá ser feita seis meses depois da primeira; e a terceira, cinco anos depois.

A vacina protege meninas contra as 15 variedades mais perigosas do papiloma vírus humano (HPV), relacionadas a doenças como câncer de colo de útero, de vagina, verrugas genitais e outros tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais atinge as mulheres.

 

HPV

O papiloma vírus humano, ou HPV, é um vírus que fica na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.

Também é possível o contágio do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do câncer de colo do útero e de garganta. 99% das mulheres que possuem câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.

 

Sintomas

A infecção geralmente causa verrugas de diversos tamanhos. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

 

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Semurb adere à campanha de doação de sangue em Barueri

Preocupada com a questão da falta de sangue nos Hemocentros paulistas nesta época do ano …