A Guarda Civil Municipal de Barueri, por meio do seu Departamento Técnico de Programas e Projetos (DTPP), realizou, de março a novembro deste ano, 102 palestras sobre drogas. As orientações foram ministradas pelo Núcleo de Prevenção de Segurança Escolar, totalizando cerca de 5.300 ouvintes (3.950 adolescentes e 1.350 adultos).
O objetivo das palestras é conscientizar toda a população sobre os malefícios que essas substâncias causam aos seres humanos e os riscos que oferecem para a sociedade.
As orientações sobre os riscos do uso indevido das drogas foram aplicadas para os alunos do 8º e 9º ano da rede de educação, atingindo 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
Além das escolas, os guardas civis palestraram também em empresas como a Finger Print, Pointer do Brasil, CSU Cardysistem, Sondas Supermercados, Benfica BBTT, Line Express e Ralip Barueri e em ongs e instituições como Projov, Camp, Senai e Fênix.
Também houve orientações públicas, como na Semana de Combate às Drogas (a partir de 26 de junho), utilizando a Base Móvel da Guarda Civil, com slides, vídeos e materiais específicos ao tema.
Os temas abordados foram: Introdução sobre a História das Drogas, Substâncias Enteógenas e Endógenas, Psicotropismo, Dependência Química, Tolerância, Síndrome da Abstinência, Substâncias Lícitas e Ilícitas, Ações Psicoativas e Malefícios, Condições que Levam ao Uso de Drogas, Introdução à Lei 11.343 de 2006 e Rede de Atenção ao Uso de Drogas.
“O tema é pertinente e recorrente, acreditamos que com esta intervenção colaboramos de forma significativa para a conscientização e sensibilização quanto aos riscos do uso de drogas, construindo um ambiente seguro e promovendo uma cultura de paz”, comentou o classe distinta (CD) da Guarda Pedro Mascarenhas.
Alpha Times Alpha Times 

