Home / Utilidade pública / Além da segurança jurídica, projeto do novo Código Comercial deve reduzir a burocracia e dar autonomia aos empresários

Além da segurança jurídica, projeto do novo Código Comercial deve reduzir a burocracia e dar autonomia aos empresários

Conselho Superior de Direito da FecomercioSP receberá, no próximo dia 14, uma, das 12 audiências públicas do Senado previstas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho Superior de Direito, é a favor da aprovação de um novo Código Comercial, uma vez que o último é de 1850 e há muito tempo não atende às necessidades das inúmeras problemáticas existentes nas relações entre empresas, sócios, instituições financeiras, entre outras.

Na visão da Entidade, um novo texto iria simplificar a abertura e o fechamento de empresas, reduzir a burocracia, dar autonomia completa do Direito Comercial em relação ao Direito Civil, maior proteção ao investimento privado, segurança jurídica aos contratantes e respeito aos tipos societários. Atualmente, regularizar a saída de um dos sócios de uma empresa pode levar mais de dez anos.

Para o presidente do Conselho, Ives Gandra Martins, a atualização do Código Comercial alinharia o País a grandes economias. “Isso colocaria o Brasil no mesmo nível de Estados Unidos, União Europeia e alguns países emergentes, em termos de relações comerciais. Um conjunto de regras mais claras melhoraria também o ambiente de negócios no País, assegurando maior previsibilidade às relações comerciais e reduzindo a intervenção do Estado”, explica o jurista.

A fim de contribuir para a discussão e debater as ideias para um novo texto, o Conselho Superior de Direito da FecomercioSP receberá, no próximo dia 14, às 10 horas, uma audiência pública do Senado. O tema será discutido amplamente com especialistas, juristas e a sociedade civil. Além do presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, Ives Gandra Martins, estarão presentes o relator do projeto, o senador Pedro Chaves, que falará sobre a tramitação do texto, e o jurista Fábio Ulhoa Coelho.

O Projeto de Lei do Senado n.º 487, de 2013, sobre o Código Comercial, está em tramitação na Casa e é acompanhado pela Comissão Temporária para a Reforma do Código Comercial (CTRCC), que realizará, no total, 12 audiências públicas, sendo uma delas na sede da FecomercioSP.

A Comissão Temporária para a Reforma do Código Comercial (CTRCC) encerra os trabalhos e apresenta o texto final em junho. Na sequência, ele passará por outras comissões no Senado, para só então ser levado a votação em plenário.

Sobre rodrigo

Leia também

IEJN realiza ação social com serviços gratuitos em Barueri neste sábado (30)

Programação contará com bazar beneficente, entrega de cestas básicas, balcão de empregos e serviços de …