Home / Barueri / Projeto Renascer muda vida de ex-moradores de rua de Barueri
participantes do projeto renascer trabalham em uma obra

Projeto Renascer muda vida de ex-moradores de rua de Barueri

participantes do projeto renascer posam para foto“Juntos, somos mais fortes!” Com esse grito de guerra são encerrados os trabalhos todos os dias no espaço conhecido como jardim botânico. Dez pessoas trabalham na área e participam do projeto Renascer, que consiste em oferecer cursos e emprego às pessoas que já estiveram em situação de rua e hoje estão acolhidas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis. Outros cinco trabalham no canil municipal.

O Renascer é um projeto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia, Cáritas e secretarias de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e de Serviços Municipais (SSM).

A SADS é a responsável pelo serviço de acolhimento no município. O Renascer surgiu para complementar e ampliar esse serviço. A ideia é que os ex-moradores de rua se capacitem, trabalhem e sejam verdadeiramente reinseridos na sociedade. “Eles estão produzindo e, com isso, a própria sociedade os verá como pessoas que ainda têm muito a contribuir”, diz a secretária Adriana Bueno Molina.

Os participantes fizeram cursos durante três meses de auxiliar de veterinário e pet shop e de jardinagem e há dois meses são bolsistas.

Espaço de transformação
Numa área de 28 mil metros quadrados próxima ao Parque da Maturidade, os dez bolsistas trabalham há dois meses junto à natureza e “fazendo de tudo um pouco”. João Bastos e Bruno Aguilar da Sema acompanham o projeto. Eles contam que o espaço terá trilhas, orquidário, borboletário e será aberto ao público através de visitas monitoradas para educação ambiental.

O trabalho dos “meninos” tem feito a diferença no espaço e na vida deles. Danilo Ribeiro de Melo aponta muitas mudanças: “Fiz a trilha, ajudei a quebrar casas velhas, limpar o espaço e a pintar. Estou melhorando cada dia mais. Juntos, somos mais fortes”.

Já para Hélio de Sousa Lima o trabalho é parte do tratamento. “Eu sou dependente químico e estou limpo há quatro meses. Aqui faço um pouco de tudo e ajudo bastante o pedreiro.” Há cinco meses na Cáritas, ele garante que a diferença entre o ontem e o hoje é a sua transformação.

participantes do projeto renascer trabalham em uma obraAos 64 anos, Osvaldo Conceição de Jesus entrou na Cáritas e um mês depois já participava do Renascer. “Aqui o ex-morador de rua tem a chance de ir avante. Na minha idade o desemprego chegou e esta foi a minha oportunidade. Estou há seis anos sem álcool, ocupando minha mente e vou trabalhar muito para que este lugar seja o cartão postal de Barueri.”

Oportunidade
Para Eli Carlos Rodrigues da Silva, monitor do Renascer, a perspectiva é que o projeto cresça e que eles continuem a ter trabalho. “Vamos perseverar através da parceria da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Cáritas e Meio Ambiente.”

Sobre rodrigo

Leia também

Base SAU é inaugurada no km 27 da Castello, em Barueri

A Ecovias Raposo Castello informa que foi inaugurada nesta quarta-feira (22) a base definitiva de …