Home / Cidades / Avaliação Veicular em Barueri analisa nível de poluição de veículos movidos a óleo diesel

Avaliação Veicular em Barueri analisa nível de poluição de veículos movidos a óleo diesel

inspeção veicular

Prefeitura de Barueri, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, realiza nos dias 21 e 22 de agosto (sexta e sábado) a segunda etapa da Avaliação Veicular de 2015, no estacionamento do Ginásio José Corrêa. O objetivo é orientar os motoristas sobre o nível de poluição emitido por seus veículos. A avaliação é obrigatória para a frota da Prefeitura e voluntária para a população.

Em tempos de clima seco, ações que minimizem a poluição do ar são ainda mais importantes, isso porque a falta de chuva e umidade levam a uma concentração maior de poluentes no ar. A fumaça preta que pode ser emitida por veículos movidos a óleo diesel é muito poluente, já que é carregada de partículas que causam diversos problemas à saúde, como inflamações no aparelho respiratório, artérias e veias.

A emissão de fumaça preta indica uma queima incompleta do combustível, ocasionada por um motor desregulado. Na maioria das vezes, uma simples regulagem do motor diminui de forma bastante significativa o nível de poluição emitido.

A avaliação tem caráter educativo e preventivo, ou seja, os veículos que não estiverem dentro dos níveis permitidos não serão punidos, apenas orientados. Já os que forem aprovados recebem um selo confirmando a aprovação.

Opacímetro
Desde a primeira edição de 2015, a avaliação veicular passou a contar com a ajuda do opacímetro, equipamento que faz uma medição eletrônica do nível de opacidade da fumaça.

Até então a análise do nível de emissão de fumaça preta pelos veículos era feita unicamente com a escala de Ringelman, uma espécie de cartão com vários tons de cinza para análise a olho nu. Já o opacímetro capta a fumaça por meio de uma sonda introduzida no escapamento e, através de um processo óptico, o nível de fumaça é avaliado no interior do aparelho, tornando o resultado mais preciso e objetivo.

A avaliação veicular deste semestre será realizada no dia 21, das 9 às 16 horas; e no sábado, dia 22, das 8h30 às 11 horas. O estacionamento do Ginásio José Correa fica na avenida Guilherme P. Guglielmo, 1.000, no Centro de Barueri. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Barueri pelo telefone 4199-1500.

Secretaria de Comunicação Social

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Últimas Indicações do vereador Cristovam são apresentadas na Câmara

Parlamentar de Carapicuíba faleceu no domingo (28), vítima de pneumonia Durante a 13ª Sessão Ordinária …