Home / Cultura / Barueri abriga confraternização de Batuque de Umbigada neste sábado, 16 de maio

Barueri abriga confraternização de Batuque de Umbigada neste sábado, 16 de maio

batuque

O Centro Cultural de Barueri será palco do encontro de Batuque de Umbigada. As festividades acontecem no sábado, 16 de maio a partir das 19h.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Secretaria de Cultura e Turismo reúne em confraternização os batuqueiros, que desta vez, representam as cidades de Capivari, Tietê e Barueri.
Batuque de Umbigada é uma arte genuinamente Paulista e muito rara, que remete aos tempos do Brasil Colonial. Em Barueri a manifestação foi muito praticada na Vila Pouso Alegre, sob o comando do “Ferroviário Aggêo Pires (que veio de Laranjal Paulista- região com forte tradição batuqueira) entre a comunidade Afrodescendente da cidade.
Em Barueri, a manifestação até hoje se mantém pela dedicação, de remanescentes e na atuação do mestre e compositor, Benedito Alves Assumpção Filho, ilustre morador que veio para a cidade em meados de 1960.
O que é? A Umbigada é uma dança de expressão simbólica de saudação e contato corporal (origem de todas as outras danças de abraço ou contato de ventre). A palavra original,”Samba” no dialeto Quimbundo- Bantos: – significa Umbigo – daí por extensão a origem da palavra “Samba”.
Embora seja uma dança “contagiante” a Umbigada tem Regras Tradicionais que os Mestres se esforçam para preservar. O Batuque é um costume festivo vindo da África, comemora-se “a natividade”(nascimento), “o enlace”(casamento), “A passagem” (homenagem póstuma).

batuque 1

batuque 2

Texto Gilmara Brasil
Fotos: divulgação

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

“Amigo Estou Aqui – O Incrível Mundo de Toy Story” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Não há quem não se encante com Toy Story, a animação cinematográfica que conquistou adultos e crianças …