Home / Cultura / Barueri leva Olimpíada da Leitura para os parques

Barueri leva Olimpíada da Leitura para os parques

210381Barueri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolveu uma olimpíada própria, inspirada nas modalidades que serão disputadas no Rio de Janeiro em agosto deste ano. Trata-se da Olimpíada da Leitura, uma competição divertida que pode ser praticada por qualquer pessoa – basta entrar no espírito esportivo e deixar se envolver nas histórias existentes nos livros.

A gincana foi desenvolvida com inspiração nas modalidades olímpicas de hipismo, basquete, ginástica rítmica, canoagem e atletismo. Os livros são parte fundamental das atividades e incrementam a brincadeira lúdica com jogos de trava línguas, leitura e de conhecimentos da literatura universal.

Neste mês de julho, a Secretaria de Cultura e Turismo aproveitará as férias escolares para levar a Olimpíada da Leitura para os parques municipais. No dia 16 de julho, das 14h às 16h, os frequentadores do Parque Municipal Dom José poderão se divertir e aprender.

Os objetivos da olimpíada são despertar a sociedade para a importância de ler que leva ao desenvolvimento individual, e colocar a leitura na pauta das preocupações das famílias, professores e governos. Os livros tornam a vida muito mais agradável, mais interessante e cabem em todos os momentos do cotidiano. São também excelente opção de lazer. Com as atividades da Olimpíada de Leitura, as pessoas têm contato com trechos de histórias e livros.

Veja os jogos desenvolvidos:

100 metros revezamento com livros – é uma corrida formada por equipes e seus competidores, sendo que a cada 25 metros, um deve passar um livro ao corredor seguinte.

100 metros livros – três pessoas disputam uma corrida de 100 metros, portando cada uma um livro.

Canoagem – com livros nas mãos, participantes simulam estar remando até alcançar a linha de chegada.

Basquete – equipes terão de acertar bolas nas cestas com os nomes dos autores dos livros apresentados.

Ginástica Ritmica –  com material apropriado (fitas/arcos/ maças e cordas), equipes acompanharam os movimentos descritos numa leitura.

Hipismo – como se estivessem sobre cavalos, equipes enfrentarão obstáculos até encontrarem os livros ou placas com frases trava línguas.

Durante a realização das provas, os “atletas” são estimulados a ler um trecho do livro que portam, seja na saída ou final da competição. As atividades também podem ser complementadas por exercícios de aquecimento, sempre com o livro aberto e a leitura de trechos, por exemplo.

Serviço: Olimpíada da Leitura nos Parques
De 24 a 31 de julho

Dia 16
Parque Municipal Dom José – 14h às 16h
Dia 24
Parque Ecológico Barueri  – 14h às 16h
Centro Cultural – 9h30
Dia 28
Centro Cultural – 9h30
Dia 31
Parque do Ibirapuera – 10h às 16h

Mais informações: 4199-1600

Sobre rodrigo

Leia também

Ação Solidária entre Cultura de Barueri e Shopping Flamingo arrecada alimentos e produtos de higiene

Ciente que o momento é de solidariedade, principalmente por conta da pandemia causada pela Covid-19, …