Gilmara Brasil
Fotos: Divulgação
O céu de Barueri ficará iluminado na noite de 24 de junho, quando a cidade celebra o seu padroeiro com o tradicional show pirotécnico. O show é uma realização da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e as comemorações tem início às 21 horas (em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa), com a estreia do projeto Babaru, Banda de Folguetos e repertórios.
O evento é gratuito e reúne o que há de mais moderno em fogos de artifícios e explosivos. É também uma tradição na cidade que comemora o seu padroeiro São João Batista com homenagens religiosas que inclui procissão, quermesse, missas e lavagem do santo.
Comemoração religiosa
A programação completa terá eventos até o dia 26/6. Na semana da festa do padroeiro, a programação se intensifica a partir do dia 23, às 19h30, com missa, seguida de levantamento do mastro, bênção do bolo e da fogueira. Por volta da meia-noite, os fiéis seguem em procissão até o Rio Barueri Mirim (praça Wagih Sales Nemer), onde serão prestadas homenagens ao Santo Padroeiro São João Batista e onde acontece a tradicional lavagem do santo.
Essa é uma tradição antiga na cidade. A primeira lavagem aconteceu em 1893, na Igreja de São João Batista, que ficava no Largo São João. Já a primeira procissão aconteceu em 1898 e foi feita na rua Campos Salles, numa tradição que ao longo dos tempos se mantém e envolve muitas famílias.
Padroeiro do distrito sede
Uma igreja – em louvor a São João Batista – foi edificada no centro do povoado que se formaria em meados do século XIX. Em 1895, os moradores tornaram a procissão “oficial”, já contando com rituais específicos, como a lavagem da imagem, ainda hoje uma tradição. Com a instalação do município, em 1949, os primeiros governantes oficializaram São João Batista como padroeiro do Distrito Sede.