Home / Barueri / Barueri/SP – Trabalho do Consultório na Rua é reconhecido com o Prêmio David Capistrano

Barueri/SP – Trabalho do Consultório na Rua é reconhecido com o Prêmio David Capistrano

 

Semanalmente, a equipe do Consultório na Rua percorre seis territórios do município para orientar, distribuir kits de higiene e oferecer apoio a pessoas em situação de rua com o objetivo de ajudá-las a se proteger contra a Covid-19.

 

Todo esse belo trabalho, empreendido ao longo de quase um ano, foi reconhecido com o Prêmio David Capistrano, que celebra as melhores experiências em saúde desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A iniciativa “A estratégia de prevenção do novo coronavírus no espaço de atendimento à população em situação de rua: uma experiência da Rede de Atenção Psicossocial no município de Barueri – SP”, idealizada pela Diretoria de Saúde Mental, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), foi uma das dez vencedoras no Estado.

 

“A ação junto às pessoas em situação de rua em um momento de pandemia, no qual a vulnerabilidade é elevada à enésima potência, foi bastante importante e merecedora do reconhecimento e da premiação. Todos os envolvidos estão de parabéns”, declara Rita de Cássia Bittencourt Stella, Diretora de Saúde Mental de Barueri.

 

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 de março, totalmente on-line, durante a 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. Ao todo, a décima edição do prêmio contou com quase 500 trabalhos inscritos.

 

A 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 10º Prêmio David Capistrano fizeram parte da programação de outro evento maior, o 34º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP. Neste ano, o tema do congresso foi “32 anos em defesa do SUS”.

 

Sobre o trabalho do Consultório na Rua

Em março de 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, constatou-se a necessidade de formular estratégias e ações que envolvessem a população em situação de rua. Assim, a equipe do Consultório na Rua, composta atualmente de cinco profissionais, passou a percorrer a cidade levando informações sobre a doença e medidas profiláticas.

 

Não tardou muito, a equipe se uniu ao Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição (Crad) para produzir kits de higiene contendo água, sabão e máscaras. Além das confeccionadas pela Oficina de Costura do Crad, a equipe recebe doações de máscaras de pano da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).

 

Os profissionais também distribuem, baseados na política de Redução de Riscos e Danos, garrafas de água e copos descartáveis para uso individual.

 

O Consultório na Rua atende seis territórios, nos bairros: Jardim Belval, Centro, Vila Boa Vista, Aldeia, Vila Engenho Novo, Parque dos Camargos e Jardim Paulista. A equipe também mapeou as cooperativas de reciclagem presentes na cidade para otimizar a entrega dos kits.

 

Segundo as terapeutas ocupacionais, Caty Cilene Fernandes Teodoro e Aline Souza Beraldo, entre pessoas cadastradas (124 ao todo) e cooperativas, foram distribuídos cerca de 370 kits. Elas ressaltam que há ainda a demanda espontânea, ou seja, pessoas itinerantes que são atendidas em determinado território, mas não são cadastradas.

 

Mesmo com o reconhecimento ao bom trabalho, as profissionais revelam que é necessário ampliar o cuidado, uma vez que a população em situação de rua é extremamente vulnerável a diversos riscos. “O Prêmio foi um incentivo para nós profissionais e para a rede de saúde, porque revela que o SUS é essencial e eficiente para a saúde pública dos munícipes. Poder contar nossa experiência é dar visibilidade a uma população excluída socialmente, que também é digna de receber todos os cuidados de saúde individual e comunitária”, destacam.

 

_ _ _

Paula Matos – 15/03/2021

Crédito das fotos: Divulgação / Consultório na Rua

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Barueri/SP – Febre maculosa é nociva para animais domésticos e seres humanos

  A febre maculosa é também conhecida no Brasil por febre do carrapato em razão …