A décima segunda edição dos Jogos Intermunicipais Adaptados à Terceira Idade de Barueri (Jiatiba) terminou com vitória de Barueri por larga margem de pontos. As competições, que aconteceram de 19 a 27 de outubro, tiveram participação de dez municípios: Barueri, Cotia, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Jarinu, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
Nove modalidades foram disputadas: basquete, bocha, coreografia, dança de salão, dominó, tênis de mesa, tranca, truco e vôlei. Barueri conquistou nove medalhas de ouro: tranca feminino, dominó feminino, basquete A (60 anos ou mais), bocha, vôlei masculino e feminino B (70 anos ou mais), tênis de mesa e dança de salão categorias A e B.
Abertura
A cerimônia de abertura aconteceu no dia 24, no Parque da Maturidade José Dias da Silva, local onde foram realizadas as competições. O evento contou com as presenças de Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social; Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia; e Valéria Fugii, vice-presidente do Fundo Social – além de outras autoridades de Barueri e de outros municípios.
Sônia Furlan declarou abertos os Jogos, desejando sorte aos competidores. A presidente do Fundo Social de Solidariedade salientou a importância do esporte na vida dos idosos e disse que todas as cidades eram bem-vindas ao Parque da Maturidade.
Encerramento
O Jiatiba foi encerrado no dia 27 de outubro (sexta-feira). A última competição foi a dança de salão, modalidade em que Barueri ganhou duas medalhas de ouro. Depois aconteceu a cerimônia de premiação geral. O troféu de campeão foi dado aos atletas de Barueri pela secretária de de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina. Para ela, a grande vitória de Barueri se deve ao “investimento e atenção que o município dispensa aos idosos oferecendo estrutura e serviços voltados a este público, propiciando um envelhecimento ativo e saudável”.
Classificação Geral do 12º Jiatiba 2017
1º Barueri – 152 pontos
2º Embu-Guaçu – 96 pontos
3º Jandira – 83 pontos
4º Itapevi – 70 pontos
5º Cotia – 61 pontos
6º Sanatana do Parnaíba – 55 pontos
7º Itapecerica da Serra – 52 pontos
8º Pirapora do Bom Jesus – 47 pontos
9º Osasco – 37 pontos
10º Jarinu – 23 pontos
*Confira o pódio de cada modalidade em portal.barueri.sp.gov.br
Paula Neto
Crédito das fotos: Karina Borges / Secom
Alpha Times Alpha Times 

