Home / Santana de Parnaíba / CES Alphaville divulga agenda do segundo semestre de atividades e minicursos

CES Alphaville divulga agenda do segundo semestre de atividades e minicursos

Ações são voltadas para adultos e crianças e todas as atividades são gratuitas

Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade e oferecer capacitação gratuita, o CES Alphaville (Centro de Educação para a Sustentabilidade), fruto de uma parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, divulga sua agenda para o segundo semestre.

Inaugurado em 2008, o centro foi o primeiro centro de educação para sustentabilidade do país, e foi construído com tecnologias sustentáveis e materiais de baixo impacto ambiental, como paredes de tijolos ecológicos, pisos feitos com restos de cerâmica, vidros reciclados e estrutura de bambu.  O centro possui um conteúdo programático que complementa as aulas do ensino formal à população, sendo parte da principal missão da Fundação Alphaville: desenvolver pessoas e seus territórios.

Com atividades gratuitas, o espaço capacita estudantes do ensino fundamental e adultos, sendo referência para a multiplicação de conhecimentos para as gerações futuras, já tendo beneficiado mais de 50 mil pessoas.

Confira a agenda completa e programe-se para participar. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Informações sobre horários e inscrições podem ser encontradas no site da Fundação Alphaville ou por meio de contato direto com o CES Alphaville: contato.cesalphaville@gmail.com / (11) 4153-3618.

Além dos minicursos, o espaço também realiza outras atividades que envolvem os princípios da sustentabilidade integral e que acontecem durante o ano todo:

Tour no CES: O Tour acontece em um passeio monitorado de três horas pelo CES Alphaville, por meio de apresentações e jogos lúdicos sobre a sustentabilidade.  Na visita, os participantes conhecem as tecnologias sustentáveis existentes no local como coleta de água de chuva, telhado verde, tratamento biológico de esgoto, paredes de terra, horta orgânica, compostagem, entre outras novidades. O tour é voltado para crianças acima de 8 anos e, para as crianças entre 4 e 7 anos é feito o Tour Mirim, focado para o público infantil. A atividade é realizada aos sábados, das 9h às 17h, em grupos de no mínimo 10 pessoas e máximo de 30. É necessário agendamento prévio.

Curumim Sustentável: O projeto busca introduzir às crianças assuntos sobre a sustentabilidade do Planeta, por meio de atividades lúdicas que compreendem os quatro elementos da Terra: água, terra, fogo e ar. O CES mantém contato quinzenal com as escolas participantes a fim de avaliar o andamento do projeto, até a sua finalização, quando é realizada uma intervenção na escola, utilizando-se os conceitos aprendidos. Podem participar crianças entre 06 e 07 anos de idade acompanhados por responsáveis, em grupos de no mínimo 10 e máximo de 20 participantes, com agendamento prévio.

Agentes de Sustentabilidade: Voltado para adolescentes a partir de 16 anos, o curso tem como proposta formar cidadãos para atuarem nas cidades, em prol da sustentabilidade ambiental. A proposta é que os jovens entendam a importância da apropriação do espaço público, realizando intervenções urbanas que beneficiem os moradores de seus territórios.

Para participar também é necessário fazer inscrição prévia.

Sobre rodrigo

Leia também

Prefeitura de Santana de Parnaíba antecipou e iniciou vacinação contra Influenza

      Para imunizar os grupos prioritários o mais breve possível contra a Influenza, …