Home / Educação / Com força-tarefa de coleta seletiva e pedalada consciente, Escola Castanheiras participa da Virada Sustentável 2019

Com força-tarefa de coleta seletiva e pedalada consciente, Escola Castanheiras participa da Virada Sustentável 2019

Será a única participação da região de Alphaville na Virada; programação terá momentos de reflexão com os alunos sobre os projetos de Sustentabilidade da Escola e compartilhamento da programação da Virada Sustentável durante evento interno, pedalada e coleta seletiva na região

Com diversas ações de conscientização pelo meio ambiente, a Castanheiras, escola inovadora de Santana de Parnaíba, participa pela primeira vez da Virada Sustentável. A programação terá momentos de reflexão com os alunos sobre a importância do tema, remetendo aos projetos de sustentabilidade da escola e compartilhamento da programação da Virada Sustentável. Estão programadas uma pedalada consciente e a coleta seletiva de garrafas PET e garrafas de água com a execução de uma escultura pelos alunos com o material reunido (veja abaixo programação). A Castanheiras será a única participante da região de Alphaville na Virada, a maior campanha brasileira de conscientização ambiental que acontece há nove anos.

Entre os dias 22 (quinta-feira) e 24 de agosto (sábado), haverá uma força-tarefa para arrecadação de garrafas pet e garrafas de água. A comunidade da região está toda convidada a esta ação e poderá depositar os materiais em um lugar indicado na entrada da escola. A ideia é transformar este material em um objeto estético que venha chamar a atenção de todos para a conscientização ambiental. O excesso de material será encaminhado à cooperativa Yougreen, parceira da escola, que atua em conjunto com catadores na região da Lapa de Baixo, em São Paulo.

Também para a manhã do sábado, dia 24, a Castanheiras programa uma pedalada de conscientização ambiental. A saída será às 9h30 da escola em direção à Via Parque, com retorno estimado por volta das 11h00. A pedalada é aberta a qualquer participante que tenha interesse e idade entre 13 e 60 anos. Simultaneamente, um Festival de Música constituído pelas famílias e educadores da Castanheiras, em um evento interno, estará conectado com o conceito da Virada Sustentável.

“A Castanheiras está sempre atenta em como aumentar sua atuação, a de seus alunos, educadores e comunidade nos projetos ligados às questões ambientais. Ao participar pela primeira vez, e com muita felicidade, da Virada Sustentável, anunciamos que no próximo dia 18 de agosto daremos mais um passo em nosso compromisso com o meio ambiente e iremos parar de vender garrafinhas de plástico na escola”, afirma Ricardo Francisco, diretor do Fundamental II e do Ensino Médio. “Contar com a participação de uma escola que tem princípios e valores integralmente alinhados à proposta da Virada Sustentável é motivo de grande orgulho para todos nós, o começo de uma grande parceria para a região”, afirma André Palhano, idealizador da Virada Sustentável.

 

 

 

Conheça as ações de sustentabilidade da Castanheiras

Há alguns anos, desde 2008, a Castanheiras vem repensando sua gestão ambiental e tem posto em prática diversas ações tanto para gerar menos resíduos e impacto ambiental quanto para conscientizar a comunidade escolar quanto a hábitos que prejudicam o planeta. São pequenas ações, mas que podem impulsionar uma ampliação de consciência para toda a comunidade. Abaixo estão listadas estas ações a cada ano:

 

2019

No próximo dia 18 de agosto a Castanheiras reforçará uma campanha efetiva para que os alunos tragam suas garrafas duráveis de casa.

2018

  • A escola parou de disponibilizar canudos.

 

2017

  • Início do levantamento de dados projeto sustentabilidade Castanheiras

 

2016

  • Início projeto Horta Castanheiras
  • Brechó Castanheiras

2011

  • Lixos dos pátios escolares com sinalizações para lixo reciclável.

2010

  • Projeto “Você sabia?” – Produção de textos coletivos para compartilhar conhecimentos adquiridos pelas turmas sobre temas ambientais e sustentabilidade.
  • Uso das sobras de papel da produção para impressão de avisos ou documentos pessoais.
  • Diminuição significativa do uso de descartáveis e de embalagens de isopor nas festas e eventos da Escola

 

2009

  • Envio de comunicados apenas na versão digital, excluindo a possibilidade de impressão de comunicados.

 

  • Suspensão do uso de papel das bandejas do refeitório.
  • Suspensão de copos e talheres descartáveis

 

2008

  • Mapeamento dos principais “problemas ambientais” internos vividos pela Castanheiras.
  • Criação da Sacola Castanheiras Sustentável para a Festa Junina.
  • Mapeamento dos resíduos gerados na escola pela “Menos lixo – Projetos e Educação em Resíduos Sólidos”.
  • Sensibilização dos funcionários da escola e formação das equipes de limpeza e cozinha para as questões ambientais.
  • Instalação de cestos para o descarte de recicláveis e não recicláveis em todas as salas de aula, laboratórios, ateliers e salas administrativas.
  • Coleta semanal dos resíduos recicláveis para doação à “Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis – AVEMARE”.
  • Instalação de filtros de água potável em todos os pontos de água na escola;
  • Aquisição de uma máquina de lava-louças industrial (substituindo assim o uso de descartáveis nas refeições por garrafas de vidro e louças).

 

Sobre a Escola Castanheiras – Fundada em 2005, a Escola Castanheiras, na Grande São Paulo, é reconhecida pelo modelo pedagógico inovador. Atende, hoje, em torno de 730 estudantes e tem um quadro de aproximadamente 70 docentes. Uma escola voltada para seu tempo, a Castanheiras surgiu da experiência de um grupo de educadores motivados pela consciência de que a educação deve acompanhar as transformações do seu tempo. Isso significa ser sensível ao surgimento de novas demandas que acionam saberes e profissões com diferentes contornos. Assim, sem negar as excelentes contribuições de um legado educacional, avançamos no presente sem perder de vista os desafios vislumbrados para o futuro.

Sobre a Virada Sustentável – A 9ª  edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 22 a 25 de agosto, com mais de 600 atrações em diversos locais nas cinco regiões da cidade como Parque Ibirapuera, Instituto Tomie Othake, Centro Cultural da Juventude, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Diversidade Sexual, Biblioteca Villa-Lobos, Biblioteca São Paulo, MIS, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, Circuito Paulista (Parque Mário Covas, Parque Trianon, Japan Jouse, Blue Note, Parque Augusta, Minhocão. Avenida Paulista x Consolação), Unibes Cultural, Fábrica de Cultura e diversos outros equipamentos culturais e socioeducativos. A Virada Sustentável é apresentada pelo Ministério da Cidadania e Braskem via Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Serviço

Escola Castanheiras na Virada Sustentável 2019

 

Sábado, 24 de agosto – Das 9h30 às 11h00

Pedalada de conscientização ambiental. Roteiro: Saída da escola em direção à Via Parque e retorno à escola

Local: Alameda Castanheiras, 250 – Tamboré- Santana de Parnaíba

 

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Com chromebooks em mãos, professores participam de formação tecnológica

Dando sequência à formação permanente aos professores, com relação à tecnologia educacional, a Secretaria de Educação de Barueri, por …