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Com reformas e manutenção constante, HMB bate recorde de satisfação de pacientes 

 

Rotina de serviços visa o bem-estar de pacientes e funcionários 

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realiza serviços de reformas e manutenção ininterruptamente, para oferecer um ambiente mais confortável, acolhedor e agradável para pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores.

Durante o ano de 2020, foram feitas melhorias na infraestrutura de todos os quartos, como adequações nas redes elétricas e de distribuição de gases medicinais, além da instalação de placas protetoras de parede. “Medidas como substituição de tomadas, mangueiras e bicos garantem a segurança do ambiente. E os protetores de parede, além de impedirem o impacto da maca e de equipamentos médicos na estrutura do cômodo, possibilitam uma higienização mais rápida e fácil, já que o material é lavável”, explica Marco Antônio Abreu, gerente de manutenção do HMB, que considera que essas providências também contribuem para um espaço mais harmônico visualmente.

Ainda em 2020, foram realizados serviços de pintura nos quartos para finalizar as melhorias adquiridas no ano anterior, como a aquisição de camas hospitalares mais modernas e automatizadas e de poltronas reclináveis para acompanhantes. Todos os setores do hospital, inclusive as áreas comuns, também receberam pintura.

E entre o final de 2020 e o início de 2021, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, proporcionou a instalação do ar condicionado em todos os andares do HMB. “Antes apenas as áreas consideradas críticas, por exemplo, os centros cirúrgico e obstétrico, eram climatizadas, o que representava 20% da unidade. Agora, o hospital como um todo está climatizado”, comenta Marco Antônio.

O funcionamento da climatização do HMB, especialmente no verão quando a temperatura ultrapassa 30ºC, proporciona uma boa experiência para todos os usuários. “Essas melhorias demonstram que estamos preocupados em aprimorar a qualidade do atendimento de modo geral. Nos anos anteriores, recebemos reclamações por causa do calor dentro do hospital. E a instalação do ar condicionado é a evidência de que as críticas e sugestões são avaliadas e ouvidas”, esclarece Paulo Tierno, diretor técnico da unidade.

Com base nos dados da pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), em 2020, a média de satisfação dos pacientes foi de 92%. Os setores de Internação, Ambulatório e Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) alcançaram, em média, 93% de aceitabilidade, sendo que, especificamente no mês de novembro, a Internação bateu o recorde do ano, com aceitação de 97%.

 

Texto: Janaina Barbedo
Foto: Janaina Barbedo 

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