Home / Cultura / Confira a programação de junho, julho e agosto da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri

Confira a programação de junho, julho e agosto da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri

SOM BOM traz Choro Marginal
1 - choromarginalO SOM BOM, programa da Secretaria de Cultura e Turismo que visa propagar a Música Popular Brasileira, apresenta em sua próxima edição no dia 12 de junho, às 11 horas, no Teatro Municipal de Barueri, o grupo Choro Marginal. A entrada para o espetáculo é gratuita.

O grupo Choro Marginal, criado pelos músicos Ivan Melillo (flauta) e Jefferson Dias (cavaquinho), busca intervir culturalmente no cotidiano das pessoas, levando o gênero musical choro às ruas; às áreas comuns, nas quais a população circula diariamente, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e à música brasileira de qualidade.

A partir de suas intervenções diárias nas ruas, em menos de um ano de existência, o grupo já gravou dois CDs (Choro Marginal e De metrô em metrô) e atingiu quatro mil cópias vendidas. Em formação de quarteto (com violão de 7 e pandeiro), o grupo já se apresentou no projeto Chorinho no Aquário de Santos e no Festival de inverno de São Manuel.

Em Barueri, o grupo irá apresentar: De Metrô em Metrô (Ivan Melillo), À Espera de Alguém (Bruno Vinci), Flor Amorosa (Joaquim Callado), Um Tanto Quanto (Ivan Melillo), Rosa (Pixinguinha), Atraente (Chiquinha Gonzaga), Fala Baixinho (Pixinguinha), Das Vidas (Ivan Melillo), Carinhoso (Pixinguinha), Santinha (Anacleto de Medeiros), Ternura (K-ximbinho), Ilusão, Nada Mais (Dominguinhos).

Serviço – SOM BOM com Choro Marginal
Dia 12 de junho, às 11 horas
Teatro Municipal de Barueri – Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
Entrada gratuita
Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo (11 4199-1600)

Sabailar volta no estilo Quinta Baile
4 - DSC_0023
Para quem está com saudades de belos passos de dança, a Secretaria de Cultura e Turismo decidiu juntar dois programas: o Quinta Baile volta a acontecer, só que acontecerá aos sábados e ganhará o nome de Sabailar.

Então, dia 11 de junho, das 20h às 23h30, tem Sabailar no Centro de Eventos comandado por DJ convidado. Os participantes podem esperar vários ritmos: samba, salsa, zouk, gafieira, merengue, bolero e muito mais. A entrada é gratuita.

Serviço: Sabailar com animação de DJ
Centro de Eventos – Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto
Dia 12 de junho, das 20h às 23h30
Entrada gratuita
Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo (11 4199-1600)

Em junho tem Cantando e Dançando no Parque
5 - EOCK ANGELSA Secretaria de Cultura e Turismo realiza em junho os programas Dançando no Parque e Cantando no Parque. Ambos terão como palco o Parque Municipal Dom José. A participação é gratuita.

O Dançando no Parque acontece no dia 12 de junho, às 15 horas, com o professor Marcos Morgado (Oficinas Culturais) realizando um Encontro de Zouk. O professor ensinará os passos e quem estiver pelo local, se quiser, dança também.

Já no dia 19 de junho, a partir das 15 horas, acontece o Cantando no Parque com as bandas Rock Angels e T-Rox, ambas inscritas no Cadastro de Artistas.

 Serviço: Dançando no Parque
Dia 12, a partir das 15 horas
Cantando no Parque
Dia 19, a partir das 15 horas
Parque Municipal Dom José – Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto
Acesso gratuito
Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo (11 4199-1600)

Galeria de Artes realizará Mostra Barueri de Fotografia
A Galeria de Artes de Barueri, que funciona no Teatro Municipal de Barueri, realizará a “Mostra Barueri de Fotografia”. A vernissage será dia 13 de julho, às 19 horas, e a exposição ficará aberta à visitação até 31 de agosto, de terça a sábado, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

A mostra reunirá uma seleção com 130 fotografias produzidas por fotógrafos amadores e profissionais com a temática livres. Os expositores apresentarão um olhar diversificado, enfocando a cultura popular, o fotojornalismo, o retrato e as paisagens.

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, a exposição abrigará um painel mostrando imagens de bandas de Rock de Barueri, com destaque para a Banda Naja, do guitarrista Glauco, que apresentará músicas de sua autoria de seu novo CD no pátio em frente a entrada principal do teatro.

Outro destaque será o painel “Imagens da Leitura”, organizado pela curadoria da exposição e equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Durante o período de exposição, no dia 27 de agosto, haverá uma reunião debate seguido de bate papo com artistas. A reunião também é aberta ao público.

Exposição guiada
2 - IMG_9891
Os artistas Bruno Portella e Paula Portella agendaram dois sábados para visitas guiadas à sua exposição “Tolerancialismo” em cartaz na Galeria de Artes. Durante a visita, que dura cerca de uma hora e meia, os irmãos apresentarão o conceito abordado e falarão sobre cada obra.

As visitas são gratuitas, porém as vagas são limitadas e é preciso confirmar presença através do e-mail: [email protected]. A primeira visita ocorreu no dia 4 de junho. A próxima será no dia 18 de junho, às 15h30.

Serviço: Mostra Barueri de Fotografia
De: 13 de julho a 31 de agosto
Exposição Tolerancialismo
Visita guiada: 18 de junho, às 15h30. Agendamento pelo e-mail: [email protected]Galeria de Artes do TMB – rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
Visitação: terça a sábado, das 9h às 18h
Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo (11 4199-1600)

Música do Museu terá Banda Jazz em Si
3 - jazzemsi
O programa Música no Museu, que acontece nos jardins do Museu Municipal de Barueri, trará a Banda Jazz em Si em comemoração ao Dia dos Namorados. A apresentação será no dia 10 de junho, a partir das 19h30.

A Banda Jazz em Si surgiu no ano de 2014 da amizade entre quatro músicos profissionais que sempre se reuniam para conversar e se divertir. Um dia esses quatro amigos decidiram unir o útil ao agradável, ou seja, se reunir para tocar e cantar. Então as conversas divertidas entre amigos cederam espaço a um trabalho sério com ensaios semanais, muito profissionalismo e requinte.

A inspiração para o nome do grupo nasceu a partir das tonalidades das músicas que são, quase na maioria, afinadas em Si. As apresentações do grupo contam ainda com um baterista para dar um recheio sonoro e um ritmo a mais aos sambas e bossa novas.

O grupo já possui em seu repertório mais de 50 músicas, desde o jazz tradicional à balada, da Bossa Nova ao Chorinho. Tudo com um toque “retrô” e elegante. O grupo é formado por: Márcia Malaquias (vocal), Rafael Brás (trombone), Jonatas Alves (violão/guitarra), Eriko Mestrinari (contrabaixo) e Pedro Michelucci (percussão).

Serviço: Música no Museu
Dia 10 de junho, a partir das 19h30
Museu Municipal de Barueri – Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359 – Jardim Belval
Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo (11 4199-1600)

Museu Municipal expõe Arte Sacra Brasileira
O Museu Municipal de Barueri homenageia os mestres do barroco nacional com a exposição Arte Sacra Brasileira, que entra em cartaz no dia 8 de junho e fica aberta à visitação até 7 de agosto.

A mostra traz a coleção de Rafael Schunk, Arte Sacra Brasileira, com curadoria de Sonia Maria Teixeira, e apresenta um extenso conjunto de obras que percorrem o rico universo da arte barroca como fonte geradora da brasilidade.

O acervo, formado desde o final dos anos 90, abrange as múltiplas manifestações estéticas e singularidades da arte religiosa nacional, seus mistérios, mitos e sentidos.

A coleção destaca trabalhos oriundos da região Nordeste, passando pelo Centro Oeste, Sudeste e Sul, revelando as produções de grandes artistas como frei Agostinho de Jesus, Mestre de Itu, Mestre do Cabelinho em Xadrez, Mestre Valentim da Fonseca e Silva, José Joaquim da Veiga Valle, Dito Pituba, Dito Luzia e Figureiras de Taubaté.

Ao lado do há um extenso conjunto de fragmentos de igrejas barrocas demolidas e azulejos modernistas brasileiros com destaque para trabalhos de Alfredo Volpi, Mario Zanini, Paulo Rossi Osir e Portinari, dialogando com o passado colonial.

As coleções particulares expostas nas vitrines do Museu Municipal de Barueri cumprem um duplo papel social e desbravador, democratizando o acesso à cultura e ao conhecimento. As obras de arte migradas dos ambientes privados para os museus alcançam numerosas camadas sociais.

A exposição resgata tradições da imaginária brasileira, de caráter didático e memorial, enfatizando trabalhos de grandes escultores, mestres e anônimos, do erudito ao popular, com enfoque na produção religiosa conservada em território paulista, contribuindo para a valorização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Serviço: Exposição Arte Sacra Brasileira
De: 8 de junho a 7 de agosto
Museu Municipal de Barueri – Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359 – Jardim Belval
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h
Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo (11 4199-1600)

Sobre rodrigo

Leia também

Clássicos do Queen e Caminhão da Cultura têm destaque na programação cultural

O Caminhão da Cultura estaciona neste sábado (dia 10), no Jardim Mutinga, a partir das …