Home / Barueri / Cras’s ainda mais perto da população

Cras’s ainda mais perto da população

Considerados as “portas de entrada da Assistência Social”, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se aproximam cada vez mais da população. Prova disso é o Cras Itinerante, que acontecerá pela segunda vez e tem como objetivo ampliar as atividades no bairro e descentralizar sua atuação.

Os Cras’s são os principais equipamentos de proteção social básica nos territórios considerados mais vulneráveis e são administrados diretamente pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).

O Cras itinerante acontece graças a parcerias com órgãos da rede intersetorial. Nessas atividades são disponibilizados serviços como acolhimento breve, orientações e encaminhamentos para projetos realizados nos Cras’s, orientação para ingresso no Cadastro Único e Programa Bolsa Família, orientação e encaminhamentos sobre o Benefício de Prestação Continuada, agendamento de atendimento, oficinas socioeducativas e campanhas preventivas.

Cras Mutinga

Nesta quarta-feira (dia 24) começou a segunda edição do Cras Itinerante. A primeira ação foi no Jardim Mutinga, na Av. São Vicente de Paula, em frente a Emef Prof. José Domingos da Silveira. A equipe orientou as pessoas a respeito dos Programas de Transferência de Renda, Cadastro Único e serviços ofertados. Simultaneamente aconteceram oficinas de grafite, dança do ventre e artesanato. Tendas da Secretaria de Saúde, Recursos Naturais e Meio Ambiente e da Transpetro estiveram lá. O terreno da praça onde foi realizada a ação pertence a Transpetro e uma equipe orientava a população sobre os cuidados com o terreno localizado na faixa de dutos. É proibido cavar, furar, fazer fogueira e construir, por exemplo.

Albertina Gomes dos Santos faz parte do grupo de artesanato e pratica atividade física no Cras Mutinga há 4 anos. Ela conta que participar da atividade física duas vezes por semana foi ótimo: “melhorei 100 por cento. Eu vivia dura, com dor na coluna”. A atividade física que Albertina faz é uma parceria com a Secretaria de Esportes, o programa chamado Vida Saudável.

Para Andreia Madolio Passos, coordenadora do Cras Mutinga, o Cras Itinerante é uma maneira de se aproximar ainda mais da população: “é importante que reconheçam o Cras como uma equipe que está próxima e pode atuar para a melhoria do próprio bairro”.

Próximos Cras’s Itinerantes

Para participar não é preciso inscrição prévia. Traga sua família e venha conhecer os serviços dos Cras. Todos os espaços escolhidos passarão por revitalizações que serão feitas pelos Cras em parceria com outras secretarias municipais e organizações da sociedade civil locais. O horário é sempre das 9 às 14h.

 

DATALOCAL
30/04Cras Engenho Novo

(Jd.dos Altos, nas proximidades do conjunto habitacional)

09/05

 

Cras Belval

(Av. Itaquiti)

24/05

 

Cras do Jd. Silveira e do Jd. Paulista

(Praça dos Sonhos)

11/07Cras Imperial

(R. Árvore da Felicidade)

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

“Café da Manhã + Teatro: Princesas e Contos” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Já pensou em passar sua manhã de domingo junto com os seus filhos no mundo …