Home / Barueri / Cursos de teatro em Barueri exaltam criatividade e alegria
crianças se apresentando numa peça de teatro em Barueri

Cursos de teatro em Barueri exaltam criatividade e alegria

crianças se apresentando numa peça de teatro em BarueriÉ tiro e queda! Existe um remédio infalível contra a timidez, incentiva a livre expressão corporal e da voz, cura o medo de falar em público e desenvolve a criatividade. Esse remédio se chama teatro. E é usado em altas doses pela Secretaria de Cultura e Turismo nas Oficinas de Artes. Contra todos os males mencionados, a professora do curso de Teatro Iniciante, Nana Pequini, recomenda alegria, muitos exercícios e ensaios antes da encenação triunfal em cima do palco.

Para Nana, a arte de um modo geral e o teatro, em particular, são importantes instrumentos pedagógicos que deveriam ser usados com mais frequência nas escolas. Segundo ela, na escola, o teatro pode ser aproveitado para desenvolver as potencialidades das crianças, preparando-as para a vida.

Além de Nana, os professores Daniel Bernardes e Marcelo Cozza, juntos, ministram os cursos de Teatro Iniciante, Infantil, Juvenil, Avançado, Adulto e Musical. A Secretaria de Cultura e Turismo alavancou os cursos de teatro dando a eles destaque na grade das Oficinas de Artes.

O teatro já é parte do nosso dia a dia sem nos darmos conta. Naturalmente, explica Nana, a criança, e mesmo os adultos, representam “personagens” no trato com as pessoas. No imaginário infantil, por exemplo, entre as brincadeiras, a representação ajuda no desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades. Por isso “a arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão”, destaca.

O teatro dentro deste contexto tem a função de integrar, socializar ideias e, acima de tudo, desenvolver a aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de emoções, levando ao conhecimento de si mesmo e do mundo.

O curso de Teatro Iniciante é aberto a crianças a partir dos 6 anos de idade e as atividades acontecem nas bibliotecas e na Casa das Oficinas. Em agosto, haverá abertura de inscrições para vagas remanescentes. Mais informações: 4198-0972.

Sobre rodrigo

Leia também

“Café da Manhã + Teatro: Princesas e Contos” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Já pensou em passar sua manhã de domingo junto com os seus filhos no mundo …