Home / Cultura / Dia 20 de setembro tem edição mundial do #diadelertododia

Dia 20 de setembro tem edição mundial do #diadelertododia

211601
Envie regiustro de sua leitura pelo WhatsApp 98559-2392

Barueri realiza no dia 20 de setembro mais uma edição da campanha de incentivo à leitura #diadelertododia. A edição, desta vez, será mundial, a partir de convites enviados pela Secretaria de Cultura e Turismo para bibliotecas, ONGs, pessoas físicas, entidades, entre outros.

O objetivo da campanha é colocar a leitura na pauta de preocupações das famílias e governos federal, estaduais e municipais, mostrando que a leitura é capaz de transformar e contribuir para a formação individual, levando à construção de um país melhor.

Duas edições anteriores: a municipal em 9 de abril de 2015 com o envolvimento de mais de 93 mil pessoas com a leitura, e a nacional em 1º de outubro com 1,3 milhão de participantes em 427 cidades brasileiras motivaram à realização da Campanha Mundial pela Leitura em 20 de setembro.

A campanha é desenvolvida de maneira bastante simples: basta ler o trecho de um livro, jornal, revista, gibi, poesia, poema… registrar o ato de ler em vídeo ou foto e encaminhar para a coordenação geral da campanha para que seja computado no resultado final.

Dessa forma, é possível mostrar que a leitura cabe no cotidiano das pessoas, seja através de leitura individual ou em grupo, Hora do Conto, Sarau, Concerto Literário, entre outros. No ano passado, muitas cidades realizaram ações para obter o envolvimento de todos os cidadãos. Por isso levaram a leitura para praças e parques municipais.

Em Barueri, na edição local e na nacional, a Secretaria de Educação com as escolas de ensino infantil, fundamental e médio e a Fieb (Fundação Instituto de Ensino de Barueri) com os ITBs (Instituto Técnico de Barueri) foram fundamentais para que o #diadelertododia fosse um sucesso, alcançando números expressivos.

Para a Campanha Mundial pela Leitura #diadelertododia, a Secretaria de Cultura e Turismo também busca a parceria com a Educação e com a Fieb, além das demais secretarias municipais. Desta vez, além das ações nas próprias unidades de ensino, a Cultura pede a colaboração para os contatos no exterior. Vale avisar os amigos e familiares que estão fora do país e convidá-los a participar da mobilização.

Sobre rodrigo

Leia também

“Amigo Estou Aqui – O Incrível Mundo de Toy Story” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Não há quem não se encante com Toy Story, a animação cinematográfica que conquistou adultos e crianças …