Home / Barueri / Domingo de futebol americano no Parque Municipal

Domingo de futebol americano no Parque Municipal

Administrado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, o Parque Municipal Dom José foi revitalizado nos últimos meses e voltou a ser um espaço de lazer para a população. Espaço ideal para passeios, contato com a natureza e também para a práticas de esportes, o local acolhe bem todos os públicos.

No domingo (dia 6), por exemplo, o Parque recebeu mais uma rodada do primeiro Campeonato Paulista de Futebol Amador da modalidade flag que, diferentemente do futebol americano equipado, não tem tanto contato físico e permite a participação de mulheres nas equipes. O Barueri Guardians tem 13 mulheres no seu plantel de 106 atletas.

O campeonato, que tem 10 equipes, é promovido pela Fefasp (Federação de Futebol Americano de São Paulo) e a maioria dos jogadores mora em Barueri. As equipes de oito jogadores se enfrentam num campo de 35 jardas (cerca de 32 metros). O jogo é dividido em quatro tempos de 12 minutos e a pontuação se dá pelo avanço do jogador com a bola até as extremidades do campo.

Nessa modalidade não há a trave em forma de “Y”. Quando um jogador consegue tirar uma das duas faixas (flags) que o adversário tem presas à sua cintura por uma fita de velcro, a partida é interrompida por um dos quatro árbitros. Os termos desse esporte são todos em inglês, portanto o head coach (técnico) orienta seus deffensive backs (defensores) a dificultar a chegada dos open fields (atacantes) à sua end zone (linha de pontuação).

O time de Barueri, que tinha folgado na primeira rodada, se deu bem nessa e venceu o Osasco Soldiers por 6 a 0. “Equivale ao 1 a 0 do futebol”, adverte Vinicius Palumbo, principal incentivador e vice-presidente da Fefasp. O Barueri Guardians está bem na tabela de classificação. Enfrentará na próxima rodada o Itaquera Phantoms, mas o confronto ainda não tem sede definida.

Sobre rodrigo

Leia também

“Café da Manhã + Teatro: Princesas e Contos” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Já pensou em passar sua manhã de domingo junto com os seus filhos no mundo …