Home / Cidades / Eletropaulo apresenta plano de verão à imprensa

Eletropaulo apresenta plano de verão à imprensa

Por Victor de Andrade Lopes

A AES Eletropaulo promoveu na tarde da última quarta-feira (21/10) uma coletiva de imprensa em sua sede em Barueri para apresentar seu planejamento para o próximo verão, estação que costuma registrar um maior número de ocorrências de falta de energia. O encontro teve a participação de representantes do alto escalão da concessionária e equipes de reportagem da região, incluindo a equipe dos jornais Alpha Times/Granja News.

Inicialmente, a gerente de comunicação da Eletropaulo, Mirla Prieto, apresentou uma nova ferramenta aos jornalistas, que visa estreitar e agilizar o relacionamento entre a empresa e os profissionais.

Depois, o vice-presidente de operações, Sidney Simonaggio, explicou o plano da distribuidora para o próximo verão. “Nossa estratégia é sempre reduzir o número de ocorrências e aumentar a agilidade das respostas”, disse ao iniciar. A Eletropaulo contratará 947 novos profissionais para a estação que virá: 660 eletricistas (somados aos 840 já existentes), 150 leituristas, 43 técnicos de fiscalização e 51 despachantes e 12 assistentes administrativos. Os 31 cargos restantes são nas áreas de gestão, administração e supervisão. No total, R$ 90 milhões foram investidos nessas contratações.

Em termos de equipamentos, a empresa pretende instalar 276 km (161 em 2016 e 115 em 2017) de redes compactas (também conhecidas como spacer), que são mais resistentes a impactos de galhos. Em Cotia, já há 151 km de cabos deste tipo. 170 mil ramais e conectores serão substituídos, além de 3 mil religadores automáticos – estes servem para reestabelecer a energia automaticamente quando a rede é atingida por um galho de árvore. Destes 3 mil, 1345 virão já em 2016, e os 1655 no ano seguinte.

A frota da empresa ganhará 230 novos veículos até o primeiro semestre de 2016 – 100 deles já estarão disponíveis para o verão, incluindo motos, carros e caminhões.

Conforme já haviam adiantado na audiência pública em que participaram em Cotia, a empresa instalará uma base operacional no km 30 da Rodovia Raposo Tavares, mas esta só deve chegar no meio do ano que vem. Três outras bases também serão construídas na área da concessionária, totalizando R$ 20 milhões em investimentos.

Em novembro, a empresa adotará um turno especial que se inicia às 18h, uma vez que as chuvas de verão costumam ocorrer ao final da tarde. Sidney lembrou que as tempestades vêm ficando cada vez mais fortes e frequentes – o verão passado registrou 48% mais dias tempestuosos que o retrasado – mas comprometeu-se a enfrentar a nova realidade: “Não adianta reclamar, temos mais é que trabalhar”.

Sobre rodrigo

Leia também

Últimas Indicações do vereador Cristovam são apresentadas na Câmara

Parlamentar de Carapicuíba faleceu no domingo (28), vítima de pneumonia Durante a 13ª Sessão Ordinária …