Home / Cultura / Exposições contam história de Barueri até dia 05 de abril

Exposições contam história de Barueri até dia 05 de abril

Se você quer participar de uma aula dinâmica e completa sobre a história de Barueri, não deixe de visitar as exposições “História de Barueri” e “Emancipação de Barueri”, realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Abertas à visitação pública até o dia 5 de abril, elas integram o calendário do aniversário de 66 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

A exposição “História de Barueri” está na Câmara Municipal. São 24 painéis reprográficos medindo 40x60cm que ilustram os principais momentos da fundação do município até os dias atuais.

Segundo o historiador e organizador das duas exposições, Elias Silva, a ambientação criada na Câmara Municipal mostra aos visitantes as principais fases da história da cidade, que nasceu em 1560. “Eu diria que temos 24 boas aulas de história. O visitante vai conhecer a Aldeia de Barueri, o período tropeiro e a estação ferroviária. Os painéis seguem a fase da construção da rodovia Castello Branco e fecham com o desenvolvimento de Alphaville”, concluiu.

Já a exposição “Emancipação de Barueri” está no Museu Municipal. A mostra apresenta contexto diferenciado da instalação exposta na Câmara Municipal. São ambientações que foram distribuídas em todo o piso inferior do prédio, funcionando como um convite ao visitante para conhecer a história da cidade, por meio da observação de documentos, fotos, símbolos, livros, prêmios e objetos que integraram o cotidiano das famílias baruerienses.

Entre outros documentos valiosos, uma cédula que foi utilizada no plebiscito da emancipação da cidade, de 1948, pode ser observada pelo visitante. “Um documento curioso, já que é a única cédula com a votação NÃO (contrária a emancipação) do total de 618 cédulas SIM (favoráveis a criação da cidade)”, diz Elias Silva. “As pessoas recebiam duas cédulas: uma Sim e a outra Não e curiosamente temos esse documento para observação dos visitantes.”

“Luz do Pôr do Sol”, fotografias do pôr do sol visto em várias localidades de Barueri, do artista Vanderlei Loturco, completam a exposição “Emancipação de Barueri”, que fica aberta à visitação pública de terça a sexta, das 9h às 20h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.

EXPOSIÇÃO “HISTÓRIA DE BARUERI”
Na Câmara Municipal de Barueri
Alameda Wagih Salles Nemer, Centro Comercial de Barueri
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h

EXPOSIÇÕES “EMANCIPAÇÃO DE BARUERI” e “LUZ DO PÔR DO SOL”
No Museu Municipal
Avenida Henrique Gonçalves Batista, 359, Jardim Belval
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h

Mostras em cartaz até 5 de abril

Secretaria de Comunicação Social

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

“Amigo Estou Aqui – O Incrível Mundo de Toy Story” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Não há quem não se encante com Toy Story, a animação cinematográfica que conquistou adultos e crianças …