Home / Barueri / Festa das Nações traz um pedaço do mundo para Barueri

Festa das Nações traz um pedaço do mundo para Barueri

Música, folclore, comidas típicas, artesanato e muitas atrações de 19 países terão lugar nos dias 17 e 18 no Parque Municipal; show de encerramento contará com cantores repentistas mais premiados do Brasil

Um pedaço do mundo estará presente em Barueri nos dias 17 e 18 de março através do que há de melhor na gastronomia, folclore, música e artesanato de 19 países. O Parque Municipal Dom José se transforma em um grande palco de intercâmbio cultural com muitas atrações e comidas típicas na Festa das Nações. Trata-se de um evento especial preparado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Cultura e Turismo como parte da programação dos 69 anos de emancipação político-administrativa do Município.

Nos dias da Festa haverá grupos folclóricos e exposições de países como Escócia, Índia, Itália, Rússia, Irlanda, Áustria, Grécia, Coréia do Sul, Japão, entre outros. E no encerramento, uma atração bem brasileira animará a plateia: o show dos cantores repentistas Jonas Bezerra e Valdir Teles. Jonas é um dos mais premiados do Brasil nesse estilo típico da cultura nordestina.

Além do folclore, outro ponto forte da Festa das Nações será a culinária. Na barraca da Áustria, por exemplo, os visitantes terão a oportunidade de saborear iguarias como Apfelstrudel – torta sache, torta de maçã com damasco, bolos de nozes, de papoula com amêndoas e calda de laranja. Os representantes do Chile oferecerão empanadas, doces típicos do país, vini, cerveja, sucos e refrigerantes chilenos. Da Índia, virá a famosa Samosa, uma espécie de pastel à base de batatas.

Na música, a Festa das Nações também terá muito o que mostrar. A Escócia apresenta o St. Andrew Society Pipes & Drums, com a famosa gaitas de foles. “Cada vez mais o público brasileiro vem se aproximando dessa arte que nossos antepassados nos deixaram como herança”, afirma Colin Pritchard, Drum Major da banda.

O grupo folclórico Tirol, pertencente à Sociedade Filarmônica Lyra, mantém uma das mais tradicionais danças europeias: o Schuhplatter. Na verdade, um sapateado muito antigo, de origem celta, praticado nas regiões alpinas da Áustria (Tirol e Salzburg), da Alemanha (Baviera) e da Itália (Trentino- Sudtirol). É considerada uma das mais antigas manifestações folclóricas da Europa.

O grupo Tirol tem mais de 32 anos de existência e foi fundado por imigrantes e filhos de imigrantes austríacos. Na atual fase do grupo, contam com 12 componentes, jovens dedicados a manter a cultura e as tradições tirolesas.

“Em nossas apresentações o público interage com danças de integrações, tornando assim uma aula de história lúdica e atrativa”, afirmou Ana Walchhütter, responsável pelo grupo.

Dos coreanos, haverá apresentações de coral das senhoras com traje típico e o Samulnori, um gênero musical de percussão, com 4 tipos de instrumentos e 15 participantes.

Os visitantes da Festa das Nações poderão ainda conferir as apresentações dos grupos russo Balalaika, do Grupo Folclórico e Cultura Lituania Rambyanas, além do Duo Libertad – do Uruguai, Gold und Silber, da Alemanha, e os brasileiros Brasil Poeira, Favoritos da Catira entre outros.

Festa das Nações: 17 e 18 de março
Parque Municipal de Barueri – Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto, Barueri

Sobre rodrigo

Leia também

Zona Azul Digital começa a funcionar em caráter piloto em Barueri

Na quinta-feira (dia 25) entrou em operação a Zona Azul Digital em Barueri, tecnologia desenvolvida …