Desde o início da semana, as unidades da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) recebem palestras educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmissão de doenças como Dengue, Febre Amarela, Zika e o Chikungunya. A ação é uma parceria da instituição com o Departamento de Zoonoses, da Prefeitura barueriense.
As primeiras palestras foram realizadas na unidade Maria Theodora. O setor ligado à administração municipal contou com os especialistas Maria Cristina do Nascimento e Evandro Caetano. Eles foram os representantes e responsáveis por dar as dicas aos alunos. Foi a oportunidade para que pudessem detalhar sobre cada uma das doenças e os males causados por elas.
Nas conversas foram apresentados verdades e mitos sobre o mosquito e as mazelas que ele transmite. Os representantes do departamento alertaram para os procedimentos que devem ser adotados e reforçaram a necessidade de atitudes para combater o Aedes aegypti, como, por exemplo, encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas, não deixar o acúmulo de água em tonéis e outros recipientes, entre outros pontos.
Os integrantes da Zoonoses frisaram que o mosquito é o único transmissor das doenças e que não se deve tentar acabar com nenhum outro tipo de vida animal, como o caso das ocorrências de agressões e assassinatos a macacos pelo Brasil afora nos últimos meses. Por fim, os especialistas também divulgaram programas da Prefeitura para controlar os criadores do inseto transmissor.
Alpha Times Alpha Times 

