Home / Barueri / Hospital Municipal de Barueri promove Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente
funcionários do hospital participando de palestra descontraída

Hospital Municipal de Barueri promove Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente

banda da guarda civil de BArueri se apresentando diante do hospitalEntre os dias 25 e 29 de junho, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) realizou a primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) com palestras e dinâmicas.

A banda da Guarda Municipal de Barueri fez a abertura oficial do evento na entrada do Hospital, com o Hino Nacional e a música Hallelujah. Na sequência, violonistas voluntárias tocaram músicas clássicas, como a Nona Sinfonia de Beethoven. No período da tarde, Fabiana Feres, médica do trabalho, ofereceu uma palestra sobre IST-Aids para alertar os colaboradores sobre o risco das infecções sexualmente transmissíveis e a importância da prevenção. À noite, foi realizada a dinâmica Descarpack, que consiste em passar nos setores de forma descontraída e animada chamando a atenção para o descarte correto de materiais perfurocortantes.

No segundo dia, o educador ambiental Geovane Bassan, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), compareceu à unidade para falar sobre o destino dos resíduos sólidos da cidade e sobre consumo consciente. Para finalizar o dia, Gleice Pimentel, analista de Gestão de Pessoas, focou no tema Relacionamento Interpessoal, com tópicos e dinâmicas sobre respeito, comportamento e empatia.

funcionários do hospital participando de palestra descontraídaNa quarta-feira pela manhã, o tema foi prevenção de acidentes de trânsito, com os agentes do Demutran. Foram abordados tópicos como imprudência, negligência e imperícia, que são os principais motivos de acidentes, e condições adversas do carro, do motorista, da via, do tempo e da luz, que também merecem atenção.

Além do destaque para o celular, que atualmente é a segunda causa de acidentes, perdendo apenas para a velocidade. Além da exposição ao risco, esta prática também acarreta em autuação gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação. No período da noite, a analista de Gestão de Pessoas, Katia Miranda, conversou com os colaboradores sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

Tabagismo foi o assunto na tarde de quinta-feira com a enfermeira do trabalho Rúbia Camargo, que destacou como o cigarro afeta o funcionamento do corpo humano, além de dar dicas sobre como parar de fumar e substituir o ato de fumar por atividades que não prejudiquem a saúde. Rúbia também evidenciou o prejuízo financeiro para os fumantes, já que em dez anos uma pessoa gasta quase R$ 35 mil com o maço de cigarros por R$ 9,50.

funcionários do hospital posam para fotoPara fechar a semana, Dr. Nanal – Arnaldo Barbosa -, pedagogo e sargento reformado, contou como um acidente mudou sua trajetória de sargento do Exército para voluntário palhaço em hospitais. “No Exército, a medalha demora dez anos. Como palhaço, o sorriso é um prêmio diário e instantâneo”, comenta Nanal, responsável pelo Projeto Sorrindorfina, que leva alegria para o ambiente hospitalar.

Sobre a SIPATMA
A Sipatma, baseada na Norma Regulamentadora 5, é realizada para orientar os colaboradores sobre segurança e qualidade de vida. De modo geral, assuntos como prevenção de acidentes, doenças do trabalho e boas práticas ambientais são temas abordados de modo simples e de fácil compreensão. A semana é programada com palestras, dinâmicas e gincanas nos três períodos a fim de envolver todos os setores.

Sobre rodrigo

Leia também

Barueri é uma das cidades pioneiras a implantar a Base Nacional Comum Curricular em toda a rede

Após três anos de intensos estudos, é implementada agora, no início deste ano letivo de …