Home / Barueri / Índice do Tribunal de Contas avalia gestão de Barueri como muito efetiva
Educação foi uma das áreas bem avaliadas

Índice do Tribunal de Contas avalia gestão de Barueri como muito efetiva

Educação foi uma das áreas bem avaliadas
Educação foi uma das áreas bem avaliadas

Barueri atingiu a classificação B+ (que corresponde a “muito efetiva”) no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCESP). O indicador foi criado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para avaliar a eficácia das políticas públicas de todas as prefeituras paulistas – com exceção da capital, que é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

O IEGM possui cinco faixas de qualificação: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C). Publicados neste mês, os resultados levam em conta os dados do ano passado e podem ser acessados no site iegm.tce.sp.gov.br .

Como nenhum município obteve a classificação A (“altamente efetiva”), a avaliação da gestão barueriense como “muito efetiva” foi o melhor resultado do Estado – atingido por apenas 30% das prefeituras. O IEGM médio entre as 644 cidades pesquisadas foi B (“Efetiva”).

O índice de efetividade de Barueri também foi o maior entre os municípios que integram o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste).

Áreas avaliadas
Para determinar o IEGM de cada cidade e verificar se os objetivos estratégicos da gestão foram alcançados de forma efetiva, a Corte de Contas considerou sete índices setoriais: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança de tecnologia da Informação. Barueri não teve nota inferior a B+ em nenhuma destas áreas.

Clique e leia a reportagem completa no Diário de Barueri (página 28).

Índices Municipais Barueri
Educação A
Saúde B+
Planejamento A
Gestão Fiscal B+
Meio Ambiente B+
Proteção dos Cidadãos A
Governança de TI B+
IEGM (geral) B+

Fonte: Tribuna de Contas do Estado de SP

Secretaria de Comunicação Social

Sobre rodrigo

Leia também

Zona Azul Digital começa a funcionar em caráter piloto em Barueri

Na quinta-feira (dia 25) entrou em operação a Zona Azul Digital em Barueri, tecnologia desenvolvida …