Home / Barueri / Inês Bogéa ministra palestra em Barueri sobre escrita da dança

Inês Bogéa ministra palestra em Barueri sobre escrita da dança

2 - IMG_9907A diretora, ex-bailarina, critica de dança e professora renomada, Inês Bogéa esteve no Centro Cultural de Barueri dia 21 de maio e ministrou palestra para os alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área da Dança.

Inês Bogéa propôs uma reflexão sobre a escrita da dança e suas inúmeras possibilidades de escrever com o corpo no espaço.  Durante o encontro resgatou ainda a história da dança cênica ao longo dos tempos, suas particularidades, gêneros e maneiras de entender o mundo através da linguagem da dança.

Na abertura dos trabalhos a professora convidou os alunos para um aquecimento simples que teve como principal objetivo a observação da postura corporal. Em seguida apresentou um vídeo e compartilhou suas experiências dentro e fora dos palcos.“Minha história como bailarina começa de ponta cabeça. Fiz ginástica olímpica, passei pela capoeira e pelo balé clássico e cheguei à dança contemporânea. Hoje estou do outro lado da cena, dirigindo uma companhia profissional de dança. Também escrevo e coordeno a produção de vídeos especializados”, salienta, Inês Bogéa.

Desenvolvidos pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) os cursos FIC beneficiam cerca de 100 pessoas, inscritas nas modalidades de teatro, música, dança e mediação de leitura. Os cursos terão um ano de duração e constam orientações teóricas e práticas, incluindo ai a troca de experiência com profissionais renomados.

Inês Bogéa deu uma ótima noticia para os alunos da dana, disse que o mercado de trabalho em arte no Brasil, oferece diversas possibilidades e que aguarda novos profissionais em formação. “Existem muitas escolas de dança e companhias profissionais, mas esse mercado faz na própria ação de cada um destes novos profissionais que entram na cena”, concluiu.

Após o encontro com Inês Bogéa, o bailarino e professor Alfredo Liguabue deu uma aula sobre balé clássico e como as técnicas são da dança são aplicadas em uma companhia profissional.

EXEMPLO ADMIRÁVEL – Inês Bogéa iniciou seus estudos com Lenira Borges em 1978. Foi aluna da escola de Dança do Palácio das Artes, formando-se como professora de dança clássica e bailarina clássica pela Royal Academy of Dancing de Londres. Em 1989, ingressou no Grupo Corpo, no qual permaneceu até 2001, ano em que organizou um livro sobre a companhia.

Na área de arte-educação foi assistente de direção do Projeto Dança Comunidade, codiretora do Projeto Cidadança, de lvaldo Bertazzo. É autora de mais de vinte e cinco documentários sobre dança, entre eles “Renée Gumiel, a vida na pele”.
Com Inês Bogéa, bailarina, diretora da São Paulo Companhia de Dança.3 - IMG_9913 1 - IMG_9906

Sobre rodrigo

Leia também

Barueri/SP – Sads disponibiliza novo canal de comunicação

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) …