Home / Cultura / Instituto CCR apresenta Teatro a Bordo em Barueri

Instituto CCR apresenta Teatro a Bordo em Barueri

2 - de-sol-a-sol-3_foto-divulgacao

Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol. O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, que estaciona em Barueri com a apresentação do Instituto CCR e patrocínio da CCR Viaoeste nos dias 25 e 26 de maio, na Arena Barueri, com a parceria da Prefeitura de Barueri.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem oito anos de estrada e foi visto por mais de 350 mil espectadores em aproximadamente 170 cidades brasileiras.

Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes de commedia dell´arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.

Intervenções

O Teatro a Bordo traz uma programação especial como o Cortejo de Chegança, quando a caravana se reúne na praça da cidade com a sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

A oficina-intervenção dos Bonecos Brincantes é uma maneira descontraída e para todos os públicos dos oficineiros ensinarem como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

Embornal de histórias é um espetáculo de teatro com dois contadores de histórias, que se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. Já o de Sol a Sol é um espetáculo de teatro com um misto de ficção e realidade, trazendo as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de um contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.

Programação em Barueri
Dia 25 – A chegança dos artistas
9h às 16h30 – Cortejo de Chegança dos artistas nas escolas
15h30 às 17h – Oficina-intervenção Bonecos Brincantes na Praça
17h – Cortejo de chegança dos artistas na Praça

Dia 26 – As apresentações na praça
15h30 – Oficina-intervenção Bonecos Brincantes
17h – Teatro Embornal de Histórias
18h15 – Apresentações dos artistas da cidade
19h15 – Vídeo
19h30 – Teatro de Sol a Sol
Local: Arena Barueri – ao lado da bilheteria (Avenida Prefeito João Vila-Lobos Quero, 1001, Jardim Belval)
Gratuito

1 - de-sol-a-sol-2_foto-divulgacao

Sobre rodrigo

Leia também

“Amigo Estou Aqui – O Incrível Mundo de Toy Story” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Não há quem não se encante com Toy Story, a animação cinematográfica que conquistou adultos e crianças …