Home / Cidades / Lançamento do Desafio Casa Aqua realizado pela Cipasa Urbanismo reúne arquitetos de Alphaville
Da esquerda para a direta: Marcos Egydio, Cristina Marczka, Oriana Rey, Ivo Szterling e Luiza Henrique Ferreira (Foto: Henrique Vilela)

Lançamento do Desafio Casa Aqua realizado pela Cipasa Urbanismo reúne arquitetos de Alphaville

Evento, que teve o apoio do CAD, foi realizado na Florense Alphaville e contou com a presença de mais de 100 convidados

Da esquerda para a direta: Marcos Egydio, Cristina Marczka, Oriana Rey, Ivo Szterling e Luiza Henrique Ferreira (Foto: Henrique Vilela)
Da esquerda para a direta: Marcos Egydio, Cristina Marczka, Oriana Rey, Ivo Szterling e Luiza Henrique Ferreira (Foto: Henrique Vilela)

Na noite do dia 28 de março, a equipe da Cipasa Urbanismo e da Inovatech Engenharia, em parceria com o CAD – Clube Alpha Decor de Alphaville, promoveram o lançamento oficial do Desafio Casa Aqua. No aconchegante espaço da loja Florense Alphaville, arquitetos e lojistas da região, que integram o Clube, foram recebidos com um coquetel e puderam conhecer essa iniciativa que busca propagar o conceito de projetos residenciais sustentáveis, desafiando os arquitetos a criarem uma casa com diretrizes de sustentabilidade na segunda fase do Residencial Itayhê, que em breve será lançada pela Cipasa Urbanismo.

Após o receptivo, os participantes assistiram a uma apresentação sobre a Fazenda Itahyê, ministrada por Marcos Egydio, diretor geral do Grupo Itahyê e sobre o residencial Ithayê, apresentada pelo diretor de urbanismo da Cipasa Urbanismo, Ivo Szterling. No final, o diretor da Inovatech Engenharia, Luiz Henrique Ferreira, explicou para os presentes o conceito do Desafio e como devem ser feitas as inscrições.

“Ficamos muito felizes com a receptividade do público a essa iniciativa que está alinhada com  as diretrizes de sustentabilidade da Cipasa. Estamos certos de que esses projetos inovadores e sustentáveis serão disseminados não apenas entre os moradores do Ithayê mas também em nível nacional, já que selecionamos um júri bem qualificado”, contou Szterling.

DSC_0089Logo depois das apresentações, a equipe da Cipasa esclareceu as dúvidas e começou a fazer as inscrições dos arquitetos. Na noite do evento, cerca de 40 profissionais se inscreveram no Desafio.

Pioneira e atuante em Alphaville há cerca de 30 anos, a arquiteta Graciela Piñero, reforça que esse projeto tem a importante missão de resgatar a essência do bairro. “O Desafio propõe a recuperação dos conceitos de comunidade, sustentabilidade e o compromisso com a boa arquitetura. Alphaville merece rever estas características e o envolvimento desse grupo de  profissionais do segmento é essencial e um marco para a arquitetura da região”.

Para arquiteta Laila de Sá essa ação contribui evidenciando o segmento e os profissionais da região. “Os projetos que serão produzidos irão estimular a preservação da natureza nas gerações futuras”, explicou.

O Desafio

DSC_0229Para participar do Desafio Casa Aqua, arquitetos ou equipes multidisciplinares com estudantes e outros profissionais, que tenham pelo menos um arquiteto formado representando a equipe, devem elaborar um projeto criativo e sustentável de casas para alguns lotes do Residencial Itahyê, baseados nas categorias de arquitetura bioclimática, sistema construtivo, materiais de construção sustentáveis e gestão de água e de energia.

Os trabalhos serão avaliados por um júri especializado, composto por profissionais do setor de renome nacional. Na lista estão Gilles Alvarenga (Diretor de Operações Internacionais da ZED Factory), Ivo Szterling (Diretor de Urbanismo da Cipasa), Joana Baracui (Editora da Revista Arquitetura e Construção) e Miriam Addor (Presidente da AsBEA- Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 9 de abril, no site www.desafiocasaaqua.com.br. O resultado oficial com os ganhadores será divulgado em um evento, no mês de junho.

Sobre rodrigo

Leia também

Últimas Indicações do vereador Cristovam são apresentadas na Câmara

Parlamentar de Carapicuíba faleceu no domingo (28), vítima de pneumonia Durante a 13ª Sessão Ordinária …