Home / Barueri / Lote Limpo promove zeladoria em terrenos de Barueri

Lote Limpo promove zeladoria em terrenos de Barueri

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) realiza fiscalizações periódicas em terrenos sem manutenção em toda a cidade, mas, tendo em vista alguns loteamentos novos, a pasta desenvolveu o projeto Lote Limpo, que concentra a fiscalização em bairros novos.

O objetivo é conscientizar os cidadãos que possuem terrenos no município a realizarem a devida zeladoria (limpar o solo, remover a vegetação que atinja altura considerada “mato alto” e cercar o terreno com arame ou muro, além de confeccionar ou reformar a calçada na parte frontal).

O projeto é baseado na lei municipal 2.633, de 24 de agosto de 2018, conhecida como Lei do Lote Limpo, que prevê multas de R$ 719 a R$ 1.798 para quem descumprir as premissas ambientais relativas à manutenção do terreno.

“O município apresentava problemas com esses lotes que não eram cercados e não tinham passeio. Então iniciamos o Lote Limpo, que é um projeto piloto, na Vila do Conde e também no bairro Ribeiro de Lima. São bairros novos, lotes novos”, comenta o biólogo Marco Antônio de Oliveira (Bidu), secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, ressaltando que os terrenos limpos e organizados evitam o abrigo de animais peçonhentos e o acúmulo de lixo.

Quem circula pelas ruas da Vila do Conde já consegue notar que, mesmo sem edificação, muitos terrenos estão cercados e limpos. O projeto iniciou seus trabalhos no bairro em fevereiro e já executou 1.877 vistorias e 513 revistorias. Foram autuados 243 proprietários.

Os munícipes podem contribuir realizando denúncias através do APP Barueri ou do telefone 4199-1500.

Além do trabalho de limpeza, o secretário de Meio Ambiente solicita que se plante árvores no passeio. “Temos inúmeras espécies que a pessoa pode nos solicitar. São árvores nativas, frutíferas e floríferas para chamar pássaros e aumentar a qualidade de vida. E se o proprietário quiser fazer o plantio dentro do projeto dele, nós também temos grande simpatia e vontade de ajudar”, informa Bidu.

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Nova etapa de castração gratuita atende 436 animais domésticos

As castrações de cães e gatos, agendadas para os dias 22, 23 e 24 de …