Energia poupada no horário de pico seria suficiente para abastecer Carapicuíba por um mês
A Eletropaulo registrou, durante o período em que o horário de verão esteve em vigor, entre 15 de outubro do ano passado e 17 de fevereiro, redução de 3,3% na demanda global de energia no horário de ponta (18h30 a 21h29, intervalo considerado nesse período do ano) em toda a sua área de concessão, que reúne 24 municípios da região metropolitana de São Paulo. A demanda se refere ao potencial de atender os consumidores residenciais e empresariais. Quando ela diminui, permite melhor distribuição da capacidade instalada e maior segurança da operação.
A mudança na referência de horário durante o verão permite maior aproveitamento da luz natural e potencialmente dilui a concentração do gasto de energia para períodos alternativos. Contudo, isso não indica necessariamente redução no consumo, pois o aumento do uso de alguns aparelhos eletroeletrônicos nessa época do ano – como ar-condicionado, ventilador, geladeira e freezer – pode ampliar o gasto de energia.
Em termos de consumo, nos 126 dias de horário de verão, a Eletropaulo economizou 54 Gigawatt-hora (GWh) no horário de ponta em toda a sua área de concessão. A energia poupada no período de maior consumo é suficiente para abastecer, por um mês, o município de Carapicuíba, que possui mais de 395 mil habitantes.