Home / Cultura / Museu Municipal expõe Arte Sacra Brasileira

Museu Municipal expõe Arte Sacra Brasileira

209411O Museu Municipal de Barueri homenageia os mestres do barroco nacional com a exposição Arte Sacra Brasileira, que entra em cartaz nesta quarta-feira, dia 8, e fica aberta à visitação até 7 de agosto.

A mostra traz a coleção de Rafael Schunk, Arte Sacra Brasileira, com curadoria de Sonia Maria Teixeira, e apresenta um extenso conjunto de obras que percorrem o rico universo da arte barroca como fonte geradora da brasilidade.

O acervo, formado desde o final dos anos 90, abrange as múltiplas manifestações estéticas e singularidades da arte religiosa nacional, seus mistérios, mitos e sentidos.

A coleção destaca trabalhos oriundos da região Nordeste, passando pelo Centro Oeste, Sudeste e Sul, revelando as produções de grandes artistas como frei Agostinho de Jesus, Mestre de Itu, Mestre do Cabelinho em Xadrez, Mestre Valentim da Fonseca e Silva, José Joaquim da Veiga Valle, Dito Pituba, Dito Luzia e Figureiras de Taubaté.

Ao lado do há um extenso conjunto de fragmentos de igrejas barrocas demolidas e azulejos modernistas brasileiros com destaque para trabalhos de Alfredo Volpi, Mario Zanini, Paulo Rossi Osir e Portinari, dialogando com o passado colonial.

As coleções particulares expostas nas vitrines do Museu Municipal de Barueri cumprem um duplo papel social e desbravador, democratizando o acesso à cultura e ao conhecimento. As obras de arte migradas dos ambientes privados para os museus alcançam numerosas camadas sociais.

A exposição resgata tradições da imaginária brasileira, de caráter didático e memorial, enfatizando trabalhos de grandes escultores, mestres e anônimos, do erudito ao popular, com enfoque na produção religiosa conservada em território paulista, contribuindo para a valorização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Serviço: Exposição Arte Sacra Brasileira
Data: 8 de junho a 7 de agosto
Quando: Museu Municipal de Barueri – Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359 – Jardim Belval
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h
Mais informações: 4199-1600

Sobre rodrigo

Leia também

“Amigo Estou Aqui – O Incrível Mundo de Toy Story” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Não há quem não se encante com Toy Story, a animação cinematográfica que conquistou adultos e crianças …