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No dia estadual da prevenção de acidentes de trânsito, Rodoanel desponta como exemplo a ser seguido

Trechos Sul e Leste do Rodoanel de São Paulo apresentaram reduções significativas de acidentes no primeiro semestre de 2016

Concessionária SPMAR, responsável pela gestão dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel paulista, celebra o dia estadual da prevenção de acidentes de trânsito, 19/8, em grande estilo. No balanço dos primeiros seis meses de 2016, a companhia apresentou reduções significativas de ocorrências nos trechos sob sua concessão. No Trecho Sul, por exemplo, houve uma queda de 17% no número de vítimas em relação ao mesmo período de 2015 – de 136 para 113. Já o número de vítimas fatais apresentou redução de 33% – de seis para quatro.

Já o Trecho Leste, em seu primeiro ano de operação completa, ostentou um índice de 0,75 acidentes por dia, ou um acidente a cada 31 horas e 42 minutos. Dentro desse número, ainda, vale ressaltar que dos 277 acidentes registrados no período, mais de 91% tiveram vitimas ilesas e apenas uma morte ocorreu.

Estes importantes índices vão de encontro à meta traçada pela ONU, que declarou, com base em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a necessidade de reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito entre 2010 e 2020, período proclamado como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Dentro disso, a SPMAR tem investido constantemente em melhorias de sinalização, fiscalização e dispositivos de segurança para reduzir ainda mais esses índices, já que a gravidade dos acidentes, de forma geral, tem relação direta com a velocidade média dos veículos e o nível de segurança da rodovia.

“Ao longo do ano também realizamos, em parceria com Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, diversas ações de comunicação com o objetivo de alertar e conscientizar o motorista sobre a importância de obedecer a sinalização e evitar acidentes”, afirma Marcos Fonseca, Diretor Executivo da SPMAR.

Entre os assuntos abordados nas comunicações com os usuários estavam o respeito aos limites de velocidade; a necessidade de manter distância do veículo à frente; a importância do motorista realizar a manutenção preventiva; o uso do cinto de segurança; o perigo da combinação de álcool e direção e do uso de celular ao dirigir. A neblina e a importância de redobrar a atenção nos trechos onde a visibilidade é reduzida também foram temas de campanha, assim, como as ações específicas direcionadas para pedestres e cliclistas.

Principais iniciativas da Concessionária:

  • Aumento da fiscalização para controle de velocidade – A SPMAR ampliou os pontos de fiscalização por meio de radares móveis com o objetivo de educar os usuários que excedem os limites de velocidade. Esta ação impacta diretamente na redução do número de acidentes, especialmente colisões frontais e laterais, e na moderação da gravidade desses acidentes;
  • Dispositivos de segurança Viária – Uma das formas de diminuir a gravidade dos acidentes é implantar dispositivos que amorteçam o impacto no momento do acidente. Para isso, a SPMAR implantou 109 terminais atenuadores de impacto em substituição ao ancoramento convencional de defensas, já atendendo às novas recomendações da NBR 15.846. Além disso, adequou as barreiras rígidas, instalou 8,1 mil metros de defensas metálicas novas e trocou outros 7,9 mil metros. E ainda finalizou a implantação de 200 unidades de terminais de transição tripla onda, que permite maior resistência seguranças defensas metálicas;
  • Sinalização e Conservação – Houve aprimoramento da sinalização horizontal e vertical para melhorar a visualização dos elementos de segurança, faixas de rolamento e placas de sinalização mesmo em condições adversas como neblina e chuva, em especial os pontos críticos identificados em 2013, como, por exemplo, os trevos de interseção com as Rodovias dos Imigrantes e Anchieta. As praças de pedágio de cobrança automática receberam prolongamento da sinalização horizontal, além da implantação de indutores de redução de velocidade, o que resultou em nenhum ferido em acidentes nesses pontos. Ao todo foram instaladas 391 placas verticais, 45,9 mil tachas refletivas e 42 quilômetros de sinalização horizontal. Os materiais utilizados para as placas de sinalização têm desempenho mais favorável para redução do ‘efeito orvalho’; a sinalização horizontal foi revitalizada; e as bifurcações com maiores volumes de tráfego foram melhor sinalizadas com delimitação das faixas de zebrado com tachas retrorreflexivas;
  • Além destes, a Concessionária realizou outros investimentos como, a recuperação de mais de 4 mil metros quadrados de pavimento; trocas de 891 metros quadrados de placas de concreto; limpeza de 17,2 mil metros de drenagem e recuperação de 184 juntas de dilatação. Destaca-se também  a implantação de mais de 13 câmeras de monitoramento, totalizando 78 ao longo da rodovia, a manutenção e recuperação dos 192 telefones de emergência instalados e a integração dos sistemas, permitindo maior agilidade entre a equipe do centro de controle com a equipe de operação.

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