Home / Barueri / Nutricionistas de Barueri palestram na PROJOV

Nutricionistas de Barueri palestram na PROJOV

Como fazer boas escolhas alimentares frente à publicidade no mundo atual? A resposta a esse questionamento que é, principalmente, um desafio da atualidade foi dada pelas nutricionistas da rede de saúde de Barueri Ana Helena Spolador Ribeiro e Fernanda Werbicky de Carvalho Gebran durante palestra ministrada aos jovens atendidos pela Ong Projov – Programa Rotário para Jovens, de Barueri.

O encontro aconteceu durante os dias 28, 29, 30 de agosto e 1º de setembro. “A gente quis conscientizá-los sobre como a propaganda pode nos induzir a comprar coisas que não fazem bem, as quais não temos necessidade e, na verdade, muitas vezes fazem é mal para o nosso corpo”, alerta Ana Helena, que é Coordenadora Técnica de Suprimentos Farmacêuticos da Saúde de Barueri.

Durante a ação, Ana e Fernanda trouxeram alternativas para o preparo da própria refeição de forma prática e nutritiva. Esse tipo de orientação, inclusive, veio bem a calhar para o público presente, formado por jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e, portanto, começaram a comer fora a maior parte do tempo. As opções apontadas pelas especialistas, tanto saudáveis quanto fáceis de manter no dia a dia, simplificaram bastante a tarefa.

“Foi boa a palestra porque a gente é jovem, muitos de nós gostam de comer fast food todo dia e é bom saber desses truques usados pela mídia pra ficar bonitinho na foto”, diz Cibele A. M. de Araújo, de 18 anos. Ela se refere a um momento da palestra em que as nutricionistas mostraram as técnicas usadas por publicitários na criação de anúncios de alimentos, principalmente os prejudiciais à saúde, para iludir o consumidor.

Conforme explica Ana Helena, “é preciso lidar de forma crítica [com as campanhas publicitárias], entender o que cada coisa quer dizer e não nos deixar influenciar, ter um senso crítico frente a tudo que é vendido, divulgado, pra gente fazer boas escolhas na nossa alimentação”.

Ativando o senso crítico alimentar 

No final da palestra, os jovens foram divididos em grupos, aos quais foram entregues imagens de propagandas largamente divulgadas na mídia relacionadas a diversos produtos que, apesar de populares, fazem muito mal à saúde. A proposta dada aos grupos foi a de responder três perguntas: o que a chamada leva o cliente a pensar?; realmente isso pode ser obtido com o consumo desse produto?; isso pode ser obtido com outro tipo de produto?

As respostadas mostraram que os conceitos levados pelas profissionais de nutrição fizeram sentido e, a partir dali, os jovens passarão a prezar mais pela qualidade de vida partindo de uma correta alimentação.

Aliz Lambiazzi

Crédito da foto: Lourivaldo Fio / Secom 

Sobre rodrigo

Leia também

Estão abertas as inscrições para o programa ‘Mãe, a grande viagem’

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, está com as inscrições abertas …