Home / Barueri / Parceria entre Barueri e Fundação Alphaville recebe certificação de nível nacional

Parceria entre Barueri e Fundação Alphaville recebe certificação de nível nacional

A parceria entre a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (SEMA) e Fundação Alphaville resultou na certificação Benchmarking Brasil. A união concorreu com oito estados e passou por avaliação de representantes de sete países. O projeto apresentado, chamado Agentes de Sustentabilidade, foi contemplado pelas suas atividades, bem como pelo impacto gerado nas áreas de educação, informação e comunicação socioambiental. 

 

A proposta vencedora formou mais de 60 munícipes de Barueri e Santana de Parnaíba ao longo de três meses, capacitando sobre a organização municipal, equipamentos das cidades, diagnósticos socioambientais e possibilidade da participação social na proposta de ações com amplo impacto nos bairros. A gratuidade na adesão desta formação facilitou a participação popular. O projeto também já rendeu outros frutos: dos vinte idealizados pelos formandos, 12 já foram implantados em ambos os municípios.  

 

A certificação reconhece e compartilha boas práticas por mais de dez anos, sendo que, até o momento, mais de 400 ações foram certificadas por uma banca internacional que tem sua metodologia reconhecida. As ações são compartilhadas em publicações e eventos.  

 

De acordo com Fernanda Toledo, diretora executiva da Fundação, este é um reconhecimento que premia o sucesso na articulação de um trabalho realizado em parceria entre os três setores. “Quando começamos um projeto como este, queremos que ele realmente mobilize e gere soluções para problemáticas comuns aos municípios, mas que geralmente ficam a cargo exclusivamente do setor público. Receber este certificado traz a certeza da participação ativa da sociedade civil”, explica.  

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Barueri/SP – Após readequação, oncologia do HMB proporciona ambiente mais confortável e acolhedor

Mesmo em um cenário de pandemia, muitos setores não podem cessar o atendimento, como é …