Home / Barueri / Posto Barueri da Fundação Pró-Sangue registra queda da coleta por conta vacinação contra a febre amarela

Posto Barueri da Fundação Pró-Sangue registra queda da coleta por conta vacinação contra a febre amarela

Febre amarela pode ser impedimento temporário na triagem dos candidatos

Os estoques da Pró-Sangue estão em nível crítico. O volume está quase 70% abaixo do patamar ideal. A vacinação contra a febre amarela tem afastado os doadores das unidades de coleta, uma vez que tem sido fator de recusa forte na triagem dos candidatos nesses últimos tempos.

O posto Barueri, por exemplo, tem atendido cerca de 40 candidatos por dia, sendo que a capacidade operacional de atendimento da unidade é de80 doadores por dia.

A Fundação Pró-Sangue recomenda que as pessoas façam sua doação de sangue antes de tomarem a vacina contra a febre amarela. Aqueles que receberam a vacina devem esperar 28 dias para realizar a sua doação.

As pessoas que estiveram em algum município com caso confirmado da doença devem aguardar 30 dias. Quem recebeu a vacina da febre amarela há mais de 28 dias pode doar mesmo que seja de municípios com casos confirmados da doença.

Já aqueles que contraíram a enfermidade devem aguardar 6 meses após a recuperação clínica completa (alta médica) para doar sangue.

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

O posto Baruri fica na rua Ângela Mirela, 354, térreo, no bairro Jardim Barueri. A unidade atende das 8 às 16 horas de segunda a sexta. Para mais informações acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue Pró-Sangue 0800 55 0300.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

Sobre rodrigo

Leia também

Postos de vacinação de Barueri recebem doação de alimentos e produtos de higiene

  Os moradores de Barueri que estão recebendo a primeira ou a segunda dose da …