Home / Cidades / Prefeitura de Barueri cria Faculdade Municipal gratuita

Prefeitura de Barueri cria Faculdade Municipal gratuita

barueri Faculdade Municipal gratuita (3)

A Prefeitura de Barueri oficializou esta semana a criação da Faculdade Municipal, que manterá cursos gratuitos em nível superior. A instituição será administrada pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), e a seleção de candidatos será por sistema de vestibular, com 50% das vagas destinadas exclusivamente a moradores do município.

A Fieb já possui dotação orçamentária para implantar o primeiro curso superior – o de Tecnologia em Redes de Computadores, que formará especialistas em desenvolvimento de projetos, suporte de infraesturutra de redes, implantação e manutenção de segurança, administração de servidores e gerenciamento de redes locais e de longa distância. A princípio, o curso será ministrado na unidade do Instituto Tecnológico de Barueri (ITB) Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval. Em breve, a Fieb divulgará as informações sobre o vestibular para o curso.

“Barueri está inserida em um contexto em que o potencial cultural e econômico é propício à ampliação da oferta do ensino superior de caráter público, já que aqui é reduzida a oportunidade de acesso a esse nível de ensino junto à iniciativa pública”, justifica o prefeito Gil Arantes, na mensagem do projeto de lei de criação da faculdade, enviada à Câmara Municipal de Barueri.

O processo de obtenção de licença para instalação da faculdade durou cerca de um ano e meio, e foi todo conduzido pela Fieb. “Podemos dizer que conseguimos a licença em ‘tempo recorde’ junto ao Conselho Estadual de Educação, que analisou toda a estrutura da Fieb e nos concedeu a permissão. Vale lembrar que não é comum existirem faculdades municipais, e por isso, para Barueri, é uma grande conquista”, explica o superintendente da Fieb, professor Agnério Neri Ferreira.

Ainda não estão definidos quais serão os outros cursos mantidos pela Faculdade Municipal de Barueri. “A partir de agora, com a oficialização da faculdade, realizaremos uma pesquisa para conhecer as demandas de Barueri e da região, para, a partir do ano que vem, oferecermos cursos que de fato tenham relevância aos estudantes”, ressalta Agnério.

A “demanda regional” também é destacada pelo prefeito Gil Arantes, na mensagem do projeto enviada à Câmara. “Nesse cenário, a Faculdade, com esse curso e outros, proporcionará a formação de profissionais levando-se em conta as peculiaridades regionais, o mercado de trabalho, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas, aptos a contribuírem para o desenvolvimento social e tecnológico”, traz o texto.

______________________________
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura de Barueri
07/05/2015
Crédito da foto: PMB Divulgação

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Centenas de Pessoas prestigiaram o evento “Melhores do Ano” no Cine Teatro em Santana de Parnaíba

Para homenagear os alunos da rede municipal que disputaram as competições esportivas regionais em 2019, …