Home / Cidades / Prefeitura de Barueri inicia campanha para o plantio de árvores nas calçadas

Prefeitura de Barueri inicia campanha para o plantio de árvores nas calçadas

209101O morador de Barueri que quiser ter o privilégio de ter uma árvore em sua calçada só precisa fazer o pedido para que uma equipe da Prefeitura vá até a sua casa e faça o plantio. Com a campanha “Eu quero uma árvore na minha calçada”, a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Meio Ambiente, pretende trazer ainda mais qualidade de vida para a população, através dos inúmeros benefícios que as árvores podem proporcionar para a cidade.

As solicitações de plantio já podem ser feitas pelo site www.barueri.sp.gov.br, e seguem até o dia 20 de agosto. No site da Prefeitura, ao clicar no link da campanha será aberto um formulário do APP Barueri. Nele o munícipe deve inserir os dados solicitados e digitar a frase “Eu quero uma árvore na minha calçada”, no campo “descreva a ocorrência”. A solicitação também pode ser feita pelo SOS Verde através de uma ligação telefônica gratuita para o número 0800 771 99 19. As mudas nas calçadas serão plantadas ao longo do mês de setembro, dentro da campanha “Setembro Verde” deste ano.

A Secretaria de Meio Ambiente iniciou no mês de abril o plantio de três mil mudas em áreas públicas, como praças, canteiros centrais e taludes, e já passou por vários bairros, como Jardim Silveira, Parque dos Camargos, Jardim Califórnia e Parque Imperial.

Pequenos espaços
Mesmo nas calçadas com poucos espaços é possível plantar uma árvore, pois há mudas específicas para essas áreas. Antes de fazer o plantio, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente avaliará o local e indicar a espécie mais adequada.

Para a escolha da muda são analisados o crescimento da raiz, a altura, as folhas e frutos da árvore e a resistência da madeira. As mais indicadas para as calçadas com menos espaço são as espécies de menor porte e aquelas cujas raízes são profundas, com crescimento vertical para evitar danos à calçada.

Benefícios das árvores:
– Purificam o ar diminuindo a poluição, pois retém poeira e gases tóxicos.
– As árvores também transpiram, por isso aumentam a umidade do ar.
– Diminuem a temperatura local, pois geram sombra e filtram os raios solares.
– Reduzem a velocidade do vento.
– São abrigo para os animais, aumentando a variedade de espécies na cidade, principalmente de aves.
– Trazem valorização imobiliária já que deixam a cidade mais bonita e mais agradável
– Colaboram para a redução do estresse, pois transmitem a sensação de lugar mais tranquilo.

Sobre rodrigo

Leia também

Últimas Indicações do vereador Cristovam são apresentadas na Câmara

Parlamentar de Carapicuíba faleceu no domingo (28), vítima de pneumonia Durante a 13ª Sessão Ordinária …