O Município de Santana de Parnaíba já está a todo vapor com os preparativos para o “Drama da Paixão 2015”, espetáculo cênico produzido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresentado todos os anos durante a Semana Santa. Esse ano a encenação contará a história de Jesus Cristo, desde o seu batismo até o momento de sua ressurreição e ascensão aos céus.
Sob a direção de Edimilson Andrade, o espetáculo é considerado o segundo maior do país do gênero possui quase duas horas e meia de duração, que encantam e emocionam os seus espectadores do começo ao fim, com a mais bela história de todos os tempos.
Edimilson está na direção do Drama na cidade há 20 anos e no último ano viajou para Ilha de Patmos na Grécia e para a cidade de Éfeso na Turquia para se inspirar na produção para 2015: “Cada ano eu procuro fazer uma nova abertura, contando um momento diferente da história de Jesus. Todos nós envolvidos com o espetáculo corremos contra o tempo para trazer esse que é uma grande encenação da vida de Cristo. Quero convidar a todos para assistir e se emocionar conosco, independente de religião é tempo de nos unir, temos vivido dias difíceis e Jesus não fazia distinção e sobre tudo Deus é sinônimo de amor”.
Com menos de 15 dias para a estréia do espetáculo, sua concepção já esta pré-definida, os atores realizam ensaio no local cênico desde a primeira semana do mês de março. No ultimo fim de semana o elenco de figuração que também já está fechado recebeu um Workshop de preparação corporal.
Nem a chuva que caiu no último sábado (14/03), impediu os atores de ensaiarem. “Temos que ensaiar faça chuva ou faça sol, já que o Drama da Paixão já é um espetáculo com data de estréia definida antes mesmo do início dos ensaios, muitas vezes corremos contra o tempo”, contou Wanderley Diaz intérprete do personagem Judas.
A equipe responsável pela cenografia do espetáculo coordenada pela secretária municipal de Cultura e Turismo esta mais do que adiantada, pois já montaram toda estrutura para a construção dos cenários, assim como as bases para as edificações cenográficas já estão prontas. Vale lembrar que as apresentações desse ano serão nos dias 02,03 e 04 de abril.
Outra turma que não para é a equipe disponibilizada pela Secretaria de Serviços Municipais, que realizaram a limpeza do local, reparação das escadarias que complementam a cidade cenográfica, e realizam os reparos finais assim como a equipe de cenografia até a estréia do espetáculo.
Mudanças no Cenário e Novidades
Segundo a direção, o Drama da Paixão desse ano terá algumas inovações em cenas, além de mudanças no cenário. “O Castelo de Pôncio Pilatos será centralizado e maior que o do ano anterior, a construção do grande paredão de muralha também faz parte das novidades cenográficas desse ano e todas as cenas, inclusive a da crucificação de Jesus Cristo, serão mais próximas da platéia”, explicou o diretor do Drama da Paixão Edimilson Andrade.
A primeira parte do espetáculo narrará à história da passagem bíblica do Apostolo João e o Apocalipse com uma mensagem que promete mexer ainda mais com as emoções do público. Em seguida, a história prosseguirá com a vida de Jesus Cristo, até chegar ao milagre da ressurreição.
Outra inovação no espetáculo ficará por conta da participação do Coral do CCAM (Centro Cultural Artístico Municipal), em um momento muito importante da encenação.
O “Drama da Paixão” é encenado num espaço cenográfico de 15 mil m2 ao ar livre, às margens do Rio Tietê, localizado na Barragem Edgard de Souza – situada no Km 40 da Estrada dos Romeiros, com acesso pelo portão 02.
A entrada para o espetáculo é gratuita, porém, este ano, a Prefeitura Municipal pede a doação de um quilo de alimento, não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados, ao Fundo Social de Solidariedade do município e revertido para as famílias mais carentes.
Créditos
Texto: Sidney Rodrigues
Fotos: Sandro Almeida