Home / Esportes e lazer / Prefeitura investe no esporte e atividades físicas para os moradores parnaibanos

Prefeitura investe no esporte e atividades físicas para os moradores parnaibanos

esporte parnaiba

Com a rotina do dia-a-dia, muitas vezes ficamos sem tempo para praticar exercícios ou desenvolver alguma atividade esportiva, para melhorar a qualidade de vida. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Atividades Físicas, Esportes e Lazer (SMAFEL) conta com 16 unidades que oferecem diversas atividades no intuito que os moradores tenham uma vida mais saudável.
Para quem aprecia atividades na piscina, as unidades de esportes dos bairros Fazendinha, Colinas da Anhanguera, Cento e Vinte, Jardim Isaura, Centro e Parque Santana promovem aulas de natação e hidroginástica nos períodos matutino, vespertino e noturno que atualmente contam com quatro mil alunos, com idades a partir dos seis meses até idosos de 70 anos. O Parque Santana também realiza aulas de natação voltada para bebês com idade entre seis meses até dois anos, que este ano também será ministrada no Centro, até o final de 2015 estará em todas as unidades do município. A repercussão tem sido tão positiva que despertou interesse de pesquisadores da USP em parceria com pesquisadores da Inglaterra, baseado no comportamento dos bebês na piscina.
Outra atividade importante é a caminhada orientada, que conta com 160 alunos que participam das caminhadas em diversos bairros do município que, por intermédio de um professor recebem orientações de como praticar uma caminhada de maneira correta, evitando riscos de lesões. Os praticantes a partir dos 15 anos podem participar e a atividade é desenvolvida por todas as unidades do município.
Além da caminhada, a Smafel também oferece aulas de exercícios específicos para manter a boa forma como alongamento, mat pilates e ginástica que somadas contam com 760 praticantes. Está em projeto a implantação de mais duas modalidades: Fitness (ginástica localizada) e aula de ritmos para que o aluno perca medidas por meio da dança, as quais o projeto piloto será realizado em uma unidade a ser definida.

Futebol e Futsal
Os campeonatos amadores de futebol e futsal são mais um atrativo das atividades promovidas pela Secretaria de Esporte e que este ano promete ser ainda melhor. O futebol tem as categorias veterano (jogadores com idade acima de 33 anos), veteraníssimo (acima de 40 anos), 1ª divisão, 2ª divisão e a divisão de acesso a 1ª divisão e veterano, conhecidas como rebolo que contam com mais de cem equipes em busca do título ou do acesso a categoria principal do futebol parnaibano. A novidade fica por conta do número de substituições que este ano poderão ser de até onze trocas durante a partida. Nos últimos anos as finais dos torneios foram apitadas por árbitros de destaque no cenário nacional como Paulo Cesar de Oliveira (2013) e Guilherme Cereta de Lima (2014)
No futsal os torneios são divididos em nove categorias que vão do sub-08(crianças com idade de 06 até 08 anos) até a primeira divisão que contam mais de 80 equipes. No ano passado, mais de 900 crianças participam dos campeonatos.

Lutas
Uma atividade que cada vez mais vai ganhando adeptos são as lutas, que em Santana de Parnaíba são oferecidos o Boxe, Karatê, Jiu-Jitsu, Muay-Thai, Judô e Capoeira que ao todo contam com 670 praticantes sempre acompanhados por um profissional de educação-física com especialização nas lutas oferecidas pelas unidades da Smafel.

Pessoas com Deficiência
A Smafel também pensa nas pessoas portadoras de deficiência que hoje podem praticar várias atividades esportivas como Natação, Atletismo adaptado (lançamento de peso, arremesso de dardo, corrida de rua com cadeirante). Eles atuam com os demais alunos com o objetivo de promover integração entre eles. Em alguns casos específicos, quando não é possível a integração ou para realizar trabalhos de aperfeiçoamento visando competições da categoria, eles utilizam a unidade do bairro Cento e Vinte que em breve contará com as modalidades de capoeira e judô para cegos, esta última considerada como atividade olímpica. Em breve será implantada uma Unidade de Esportes Adaptados para os portadores de deficiência. Hoje a Smafel possui cerca de 60 pessoas com deficiência que praticam diversas atividades nas unidades esportivas.

Competições
Em 2015, os atletas parnaibanos participarão de diversos torneios, entre eles os Jogos Regionais que acontecerá em Julho na cidade de Jundiaí, além do Circuito de Futsal da Secretaria do Estado em três categorias (sub-11, Sub-13 e sub-15) e a participação nos campeonatos paulista e brasileiro de karatê. Dos eventos promovidos pela prefeitura estão os torneios inter-escolares, os campeonatos municipais de futebol e futsal, a 2ª maratona aquática, o 3º festival regional de natação, o 2º festival de lutas, além da segunda edição da cãominhada (caminhada com cães), movimenta Parnaíba com grupos de caminhada, aulão fitness, semana de atividade física e eventos de lazer nas escolas e o passeio ciclístico e a 2ª edição do circuito dos deuses.

Projetos para 2015
Além de todos estes trabalhos, a Secretaria de Esportes está realizando diversas obras de infra-estrutura como a construção do Campo de Futebol dos bairros Jardim Isaura e Jaguari, a reinauguração do campo do Colinas, início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte na Cidade de São Pedro e a inauguração da praça da Cidade São Pedro que contará com atividades como natação, futebol e lutas, entre outras atividades físicas.

Créditos:
Fotos: Márcio Koch
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Piloto de Alphaville, Glauber Fontoura, abre a temporada acelerando o ASX Racing em MG

Competidor da FD Rally Team vai disputar o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2020 …