Home / Santana de Parnaíba / Secretaria de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba implanta a Patrulha Guardiã Maria da Penha
dois guardas civis de Santana de Parnaíba posando ao lado de uma viatura e com uma delegacia da mulher ao fundo
A Patrulha Guardiã Maria da Penha Guarda Municipais atuará na proteção de mulheres vítimas de maus tratos e violência doméstica (Foto: Fabiano Martins)

Secretaria de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba implanta a Patrulha Guardiã Maria da Penha

dois guardas civis de Santana de Parnaíba posando ao lado de uma viatura e com uma delegacia da mulher ao fundo
A Patrulha Guardiã Maria da Penha Guarda Municipais atuará na proteção de mulheres vítimas de maus tratos e violência doméstica (Foto: Fabiano Martins)
Para oferecer mais proteção às mulheres do município, agora a Secretaria de Segurança Pública da prefeitura de Santana de Parnaíba conta com o departamento Guardiã Maria da Penha.

Implantado por meio do convênio firmado entre a prefeitura e o GEIVID – Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica – órgão ligado ao Ministério Público Estadual, a patrulha atuará na defesa e proteção dos direitos das mulheres com base na Lei Maria da Penha.

Composta por cerca de 20 Guardas Municipais, a Patrulha Maria da Penha, será responsável na fiscalização das medidas protetivas determinadas pela justiça, a favor da mulher no município, garantindo o cumprimento das penalidades contra o agressor, além de proporcionar medida protetiva, acolhida e orientação às vítimas, bem como realizar visitas periódicas nas residências, visando preservar a segurança da mulher.

Nestas ações estão envolvidas as Secretarias Municipais de Segurança Urbana, de Assistência Social, de Saúde e de Tecnologia da Informação, que irão auxiliar na realização de palestras e capacitação dos guardas municipais, abrigo para mulheres agredidas e no atendimento médico prioritário para as mesmas nas unidades de saúde.

Para as mulheres vítimas de agressão, a prefeitura orienta para fazerem a denúncia por meio dos telefones 4622-8900 e 153 que funcionam 24 horas.

Texto: Renato Menezes Mtb 54.101

Sobre rodrigo

Leia também

Campanha de proteção animal segue como prioridade no Rodoanel Leste com apoio do Posto Itinerante

Durante o período de obras do Complexo Viário do Alto Tietê, a concessionária SPMAR reforça …