Home / Barueri / SEMA abre inscrições para cursos ambientais gratuitos

SEMA abre inscrições para cursos ambientais gratuitos

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (SEMA) realiza as inscrições para os cursos gratuitos de “Introdução à Gestão Ambiental Urbana”, de “Gestão de Resíduos Sólidos” e de “Fundamentos da Natureza”, no setor azul (guichê do Meio Ambiente) do Ganha Tempo, das 8h às 16h30. As aulas começam na primeira semana de agosto e serão ministradas na Secretaria. 

 

Para realizar a inscrição é necessário ter concluído o Ensino Médio e apresentar documento com foto. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso e elas são preenchidas por ordem de inscrição, as demais ficarão em uma lista de espera. 

 

Segundo Yara Garbelotto, do Departamento de Planejamento Ambiental, “a importância dos cursos é aproximar a população do trabalho da SEMA e mostrar como essas questões ambientais funcionam no ambiente urbano”.  

 

Conteúdo 

O curso de Introdução à Gestão Ambiente mostra à população noções básicas de gerenciamento do meio ambiente urbano, enfatizando o modelo adotado em Barueri. Aborda temas como biodiversidade, recursos hídricos, licenciamento ambiental, resíduos sólidos e animais silvestres, entre outros. Haverá aulas expositivas, especialistas convidados, projeção de audiovisuais, atividades em grupo e visitas técnicas. Tem início no dia 7 de agosto, com aulas sempre às quartas-feiras, das 19 às 22h. 

 

Já o curso de Gestão de Resíduos Sólidos apresenta o panorama atual da questão, abordando os diversos tipos de resíduos urbanos (hospitalares, domiciliares, eletroeletrônicos etc.) e temas como consumo consciente, mudanças no estilo de vida e comportamento, formação de cidadãos críticos e participativos quanto ao assunto. O curso é formado por aulas com especialistas convidados, projeção de audiovisuais, atividades em grupo e visitas técnicas. As aulas terão início no dia 7 de agosto, seguindo às quartas-feiras, das 9h ao meio-dia. 

 

O curso de Fundamentos da Natureza tem como objetivo facilitar a interpretação da interdependência entre os diversos elementos da natureza, no espaço e no tempo, visando uma gestão mais reflexiva e prudente dos recursos naturais. Ele será dividido em duas turmas, sendo a primeira no dia 5 de agosto, das 13h30 às 16h30, às segundas e quartas-feiras. Já a segunda será no dia 6 de agosto, das 19h às 22h, às terças e quintas-feiras.   

 

Mais Informações pelo telefone 4199-1500. 

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Barueri/SP – Após readequação, oncologia do HMB proporciona ambiente mais confortável e acolhedor

Mesmo em um cenário de pandemia, muitos setores não podem cessar o atendimento, como é …