Home / Barueri / Semáforo sonoro garante mais autonomia para pessoa com deficiência visual de Barueri

Semáforo sonoro garante mais autonomia para pessoa com deficiência visual de Barueri

Barueri avança mais uma vez em busca por mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência da cidade e instala o primeiro semáforo sonoro do município. O dispositivo já está em pleno funcionamento, garantindo mais acessibilidade.

Instalado em frente à SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri), situada na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval, o novo semáforo sonoro auxilia a pessoa com deficiência visual a transitar na faixa de pedestre com mais segurança.

Trata-se de um dispositivo eletrônico com sinal sonoro que alerta o momento em que se pode fazer a travessia. O equipamento possui ainda identificação em braile.

O dispositivo dispara um “bip” mais pausado que representa o sinal verde para o pedestre. Já o disparo mais rápido sinaliza que o tempo de travessia está terminando. O silêncio no semáforo identifica que o transeunte deve aguardar para atravessar a rua.

Para o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva, o novo recurso tecnológico vai ao encontro do projeto de cidade inteligente. “Isso facilita a vida da pessoa com deficiência visual, que enfrentava uma dificuldade ao atravessar a via. Isso trouxe mais mobilidade e autonomia. Barueri está utilizando a tecnologia para tornar a cidade cada vez mais acessível”, afirma.

https://www.flickr.com/photos/secom-barueri/albums/72157711174205792

Crédito das fotos: Karina Borges / Secom

https://www.flickr.com/photos/secom-barueri/albums/72157710881652816

Crédito das fotos: Lourivaldo Fio / Secom

 

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Barueri é uma das cidades pioneiras a implantar a Base Nacional Comum Curricular em toda a rede

Após três anos de intensos estudos, é implementada agora, no início deste ano letivo de …