Home / Barueri / Som Bom reverencia Cartola no dia 27/09

Som Bom reverencia Cartola no dia 27/09

som bom 2

O Som Bom, programa da Secretaria de Cultura e Turismo que acontece todo último domingo do mês, às 11 horas, no Teatro Municipal de Barueri, apresenta no dia 27 uma reverência a Cartola. O acesso é gratuito e não é necessário retirar ingressos com antecedência.

O programa é comandado por músicos da Secretaria: Ricardo Rezende, Jorge Albuquerque, Sérgio Afinidade, Noel Medrado e Mestre Rony. Para esta edição foram convidados os músicos Belô, Ítalo Queiroz e percussionistas da Escola de Samba Mariah. A apresentação também contará com a bailarina Fernanda Santos.

No espetáculo, os ledores, também da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentarão um pouco mais sobre a vida de Cartola. Por exemplo, em 1925, Cartola fundou com seu parceiro Carlos Cachaça, os Arengueiros, bloco que se transformou 3 anos depois na segunda escola de samba do Rio de Janeiro e numa das mais amadas e premiadas agremiações do samba carioca.

Sobre Cartola falarão também que até 1941 ele vendeu muitos sambas e foi interpretado por importantes vozes da época. A Mangueira (sua escola) sagrou-se campeã do carnaval. Ele cantou em várias rádios, apresentou-se em São Paulo e depois desapareceu durante anos. Muitos chegaram a achar que ele estivesse morto.

Até Carlos Drummond de Andrade escreveu a respeito dele: “Cartola sabe sentir com a suavidade dos que amam pela vocação de amar, e se renovam amando”.

O bar de Cartola, chamado de “Refeição Caseira Ltda” transformou-se no “Zicartola” no início da década de 1960. O nome reforçava o casamento entre Zica e Cartola, que se conheceram na juventude, mas se casaram muito tempo depois. O espaço transformou-se num celeiro de grandes compositores. Por lá passaram grandes nomes da Música Popular Brasileira: Nelson Cavaquinho, Zé Kéti, Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso e Nara Leão.

No Som Bom, os músicos apresentarão os grandes sucessos de Cartola como “Fita os Meus Olhos”, “Peito Vazio”, “Quem me Vê Sorrindo”, “Amor Proibido”, “Disfarça e Chora” e “As Rosas Não Falam” entre outros.

Para quem ainda não assistiu ao Som Bom, o espetáculo reúne músicas (executadas por músicos da Secretaria de Cultura e Turismo), leituras sempre com informações pertinentes ao compositor/músico reverenciado, dança e vídeos de época.

Som Bom – Cartola
Dia 27, às 11 horas
Teatro Municipal de Barueri – rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
Entrada gratuita
Mais informações: 4199-1600

Secretaria de Comunicação Social

Sobre rodrigo

Leia também

Barueri é uma das cidades pioneiras a implantar a Base Nacional Comum Curricular em toda a rede

Após três anos de intensos estudos, é implementada agora, no início deste ano letivo de …